Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DESPROVIDA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. É POSSÍVEL?

Jonatan Pereira da Silva, Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti, José Santos Pereira

Resumo


O estudo aqui apresentado versa sobre a educação integral e a escola de tempo integral. Mais precisamente, busca-se compreender e mostrar a relação entre estes dois importantes temas educacionais, no sentido de responder o seguinte questionamento: Numa escola de tempo integral há, necessariamente, educação integral? Para alcançarmos o objetivo do estudo, respondendo à questão, realizamos pesquisa bibliográfica, dialogando com autores como Antunes (2014), Brandão (2008), Coelho (2009), Guará (2006), Moll (2008; 2011), Cavaliere (2006; 2007), dentre outros. Os resultados da investigação apontaram para uma resposta negativa ao questionamento proposto. De fato, é possível que uma escola de tempo integral não ofereça, necessariamente, uma educação integral. O aumento do tempo de permanência dos educandos na escola pode ser um fator contributivo ao acontecimento da educação integral, mas isso não é regra. Os educandos podem estar com integralidade de tempo na escola sem, com isto, terem suas necessidades atendidas em sua integralidade como pessoa, conforme propõe a educação integral.

Palavras-chave: Educação. Educação Integral. Escola de Tempo Integral.

 


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