Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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ASSISTENCIALISMO OU EDUCAÇÃO? REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Isis Assis Chabi, Thais Jesus Bastos

Resumo


A Educação Infantil tem sido amplamente discutida na atualidade, dada a necessidade de ressignificação das práticas pedagógicas para as crianças de 0 a 5 anos. Este trabalho apresenta uma análise sobre as práticas pedagógicas em uma turma de crianças de 2 anos de idade em uma creche da rede municipal de Jequié-BA. O objetivo do estudo foi discutir os elementos da rotina, bem como do processo de educação na instituição. A técnica de observação foi escolhida por permitir melhor imersão à realidade. Os aspectos observados descritos como parte fundamental do trabalho em Educação Infantil, foram: organização do espaço escolar, estrutura, rotina, prática pedagógica, e perfil do professor em Educação Infantil. Entendendo a observação como parte fundamental e necessária no processo formativo do profissional de educação, buscamos ressignificar esta prática e ressaltar sua importância em todos os momentos da vida do educador, pois este deve sempre vivenciar esta auto-observação em todos os momentos de sua vida profissional, entendendo a necessidade de reelaboração constante de sua prática na busca por uma formação humanizada e atenta as reais necessidades de seus educandos.

Palavras-chave: Educação Infantil. Observação. Prática pedagógica.

 

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