Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A MÚSICA, O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A TEORIA DE VYGOTSKY

Isamar Marques Cândido Pales, Sandra Suely de Oliveira Souza

Resumo


Propomos nesse artigo, destacar a importância da música na escola para o desenvolvimento infantil, tomando por acento a teoria de Vygotsky e a contribuição da neurociência na contemporaneidade. Tal empreendimento faz parte de uma pesquisa em fase de desenvolvimento, tendo por fio condutor o olhar fenomenológico em torno da música enquanto linguagem arquetípica que perpassa pelas relações humanas desde épocas pretéritas e, portanto, impregnada de sentido a partir dos elementos simbólicos estruturantes da cultura.   Consideramos que se faz necessário refletir sobre as possíveis influências da música no processo de desenvolvimento do psiquismo humano, visto que, somos seres musicais por natureza. Portanto, torna-se necessário pensar o processo formativo dos alunos considerando a linguagem musical como signo de mediação da aprendizagem no contexto escolar. Para tanto, tomamos por fio condutor da pesquisa a seguinte questão: Qual o sentido que é atribuído à música na prática docente nos primeiros anos da educação básica? Como a linguagem musical pode contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas dos escolares? Para o momento desenvolvemos uma escrita teórica em torno das ideias de Vygotsky dialogando com a neurociência. Recentes estudos da neurociência defendem a ideia de que a música pode somar e ampliar áreas do nosso cérebro em que favoreça a plasticidade cerebral em favor da cognição, da emoção e da comunicação para o desenvolvimento sensível e criativo dos indivíduos.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Cognição. Linguagem musical

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