Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA E AS PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES NO ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Igor Evangelista do Carmo, Ruth Aline Evangelista do Carmo

Resumo


A sociedade globalizada, devido a seus precedentes históricos, atravessa um momento de valorização da cidadania como forma de evitar subversão da dignidade humana. A educação científica emerge, nessa perspectiva, primando pela dialógicidade na abordagem racional das razões que compõe um saber, problematizando o real e valorizando a experiência na construção de um conhecimento. O conteúdo evolução humana, à luz da formação cidadã, pode ser visto como um importante saber no entendimento de como se desenvolveu a espécie humana, problematizando o que é natural e o que foi socioculturalmente estabelecido. Apesar das dificuldades no desenvolvimento desse conteúdo, o presente trabalho objetivou analisar uma sequência didática (SD) sobre evolução biológica humana, pautada na educação científica, cuja intencionalidade foi problematizar as aplicações desse conteúdo na sociedade moderna. A SD foi estruturada em 17 horas e aplicada junto a estudantes do 8° ano, em uma unidade de ensino da rede estadual, sendo utilizado a observação participante e os materiais produzidos pelos estudantes para a análise de dados. Diversos embates e conflitos paradigmaticos emergiram durante a mediação das abordagens, desde aqueles difundidos pelo fundamentalismo religioso àqueles socioambientalmente construidos. Os resultados evidenciaram um entendimento, por parte dos estudantes, de que a espécie humana apresenta aspectos naturais, assim como os demais organismos, e que nossa construção social tem constribuido para um distanciamento entre o homem e a natureza. A avaliação final dos estudantes indicou que a metodologia empregada foi minimamente satisfatório, no entanto, apresenta limitações e a necessidade de retificações.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Evolução humana; Intencionalidade pedagógica


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor