Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA E AS PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES NO ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Igor Evangelista do Carmo, Ruth Aline Evangelista do Carmo

Resumo


A sociedade globalizada, devido a seus precedentes históricos, atravessa um momento de valorização da cidadania como forma de evitar subversão da dignidade humana. A educação científica emerge, nessa perspectiva, primando pela dialógicidade na abordagem racional das razões que compõe um saber, problematizando o real e valorizando a experiência na construção de um conhecimento. O conteúdo evolução humana, à luz da formação cidadã, pode ser visto como um importante saber no entendimento de como se desenvolveu a espécie humana, problematizando o que é natural e o que foi socioculturalmente estabelecido. Apesar das dificuldades no desenvolvimento desse conteúdo, o presente trabalho objetivou analisar uma sequência didática (SD) sobre evolução biológica humana, pautada na educação científica, cuja intencionalidade foi problematizar as aplicações desse conteúdo na sociedade moderna. A SD foi estruturada em 17 horas e aplicada junto a estudantes do 8° ano, em uma unidade de ensino da rede estadual, sendo utilizado a observação participante e os materiais produzidos pelos estudantes para a análise de dados. Diversos embates e conflitos paradigmaticos emergiram durante a mediação das abordagens, desde aqueles difundidos pelo fundamentalismo religioso àqueles socioambientalmente construidos. Os resultados evidenciaram um entendimento, por parte dos estudantes, de que a espécie humana apresenta aspectos naturais, assim como os demais organismos, e que nossa construção social tem constribuido para um distanciamento entre o homem e a natureza. A avaliação final dos estudantes indicou que a metodologia empregada foi minimamente satisfatório, no entanto, apresenta limitações e a necessidade de retificações.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Evolução humana; Intencionalidade pedagógica


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