Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DA UNIVERSIDADE AO “CHÃO DA ESCOLA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DA UESB NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Gislane Barbosa Fernandes, Guilherme Matos de Oliveira, Victor Gabriel Carvalho dos Santos, Nerêida Mafra De Benedictis

Resumo


O ensino de geografia tempassado por muitos desafios no decorrer doprocesso de sistematização da disciplina enquanto ciência. Hoje, uma das grandes dificuldades do professor de geografia é fazer com que os alunos da educação básica se interessem pelos conteúdos relacionados à produção do espaço, sem achá-los maçantes ou desconectados do mundo vivido. Quando se trata da formação de futuros professores de Geografia, outra dificuldadeestá no total distanciamento entre escola e universidade. A Geografia acadêmica e a Geografia escolar parecem campos distintos, que pouco dialogam. Inquietaçõesquanto aos obstáculos que surgemdurante o processo de formaçãode professores de geografiaapareceramno período de estágio supervisionado no Instituto de Educação Euclides Dantas, em Vitória da Conquista. Ao longo dessas vivências, a complexidade da conciliação entre teoria e prática, bem como a separação entre a Geografia da Universidade e a Geografia da escolafizeram-se presentes, mostrando a necessidade de se repensar tal realidade. Assim sendo, a pesquisa visa analisar o atual contexto do ensino de Geografia, tal como seus desdobramentos na formação de futuros professores da área.

Palavras-chave: Geografia acadêmica. Geografia escolar. Prática docente.


Texto Completo: PDF