Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS DOCENTES RECÉM-INGRESSOS

Fernanda Araújo Dias Mendes Xavier, Daniele Araújo Pereira

Resumo


Diante das inconstâncias no processo de admissão e formação continuada ofertada pelas Instituições de Ensino Superior aos docentes recém-ingressos na atualidade é que surgiu este trabalho. A busca pelo ensino-aprendizagem de qualidade exige hoje, dos envolvidos nesse processo, uma atividade contínua. Por isso, a necessidade de discutir esta temática tão presente e atual afim de analisar as consequências ocasionadas pelas Instituições de Ensino Superior aos professores e alunos mediante a locação em disciplinas afins e, de que maneira, a formação continuada tem influenciado para a eficácia do trabalho docente nas IES. Para isso, fizemos uma reflexão inicial sobre o papel da formação docente nos e para os centros universitários e, a posteriori, embasados em um questionário formular- se-á a análise dos dados coletados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que será operacionalizada através de uma pesquisa de campo por entender que a pesquisa qualitativa analisa e interpreta características aprofundadas do objeto de estudo proporcionando resultados mais detalhados sobre as tendências analisadas. Os resultados colhidos demonstraram a falta de aplicação da formação continuada o que tem, em muito, prejudicado o desenvolvimento dos cursos ofertados pelas IES e a aprendizagem dos discentes da instituição.

Palavras-chave: Formação Continuada. Docente Recém-Ingresso. Instituição De Ensino Superior.

 


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