Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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ACESSO DE ESTUDANTES DOS MEIOS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS NO MUNICÍPIO DE ARACATU-BA

Erivan Coqueiro Sousa, CLAUDIO PINTO NUNES

Resumo


O presente artigo pretende compreender como o curso pré-vestibular Universidade Para Todos (UPT) contribuiu para os jovens aracatuenses, sobretudo aqueles oriundos das camadas populares, adentrassem no espaço do Ensino Superior. Os estudantes egressos do Ensino Médio geralmente não conseguem vislumbrar perspectivas estudantis além da formação básica, ofertada no município. Ora, isso ocorre pelo fato de não existir uma política pública governamental que possibilite a preparação para o Processo Seletivo das instituições de Educação Superior, ora pelo fato de os pais não terem instrução para orientarem os filhos no sentido de prosseguirem os estudos. Assim, será discutido o percurso histórico de acesso ao nível superior, no Brasil, o perfil sócio-econômico-racial dos estudantes que participam do curso e como o UPT se insere no modelo dos cursos pré-vestibulares populares iniciados nos anos de 1990.

Palavras-chave: Ensino Superior. Estudantes. Pré-vestibular.


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