Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE SUA EXECUÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA

Erislaine Matos da Silva, Daiane Chaves Lima, Daelcio Ferreira Campos Mendonça

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar os principais desafios no cumprimento dos objetivos do Programa Mais Educação, em uma Escola Municipal de Itapetinga-Bahia. Programa este que tem como estratégia a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, na busca de compreender o aluno em suas múltiplas dimensões. A investigação desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa, com procedimento de pesquisa de campo, de caráter investigativo e exploratório. Além da observação in loco, foram coletados dados primários, por meio de entrevistas, na qual monitores e alunos participantes do Programa foram ouvidos; além de dados secundários, por meio de análise documental, tendo como base as portarias que criam o Programa.Da análise realizada constatou que há um distanciamento entre a política educacional proposta pelo Mais Educação e a realidade concreta da escola pesquisada. Conforme a pesquisa realizada, foram percebidos três achados, os quais nos mostram desafios a serem superados e que podem contribuir para a obtenção de resultados coerentes e que efetivamente colabore para a melhoria da educação integral e em tempo integral: a necessidade de melhorar a estruturação física das escolas; a importância de ampliar o investimento no aperfeiçoamento dos monitores; e, por último, a necessidade de ampliação da participação da família na escola. Os resultados obtidos com o presente artigo servirão para uma compreensão das variáveis envolvidas na execução de um programa de caráter Federal que se estende por escolas públicas de todas as esferas Estaduais e municipais.

Palavras-chave: Educação Integral. Escola de Tempo Integral. Teoria e Prática.


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