Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NA CIDADE DE ITAGI

Emília Gomes Santos, Ana Cristina Santos Duarte

Resumo


A educação inclusiva tem sido tema de debate no mundo inteiro. No Brasil a discussão se intensificou na década de 90, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/1996, que recomenda o atendimento das pessoas com deficiência, preferencialmente na escola regular. Isso tem provocado nos professores um sentimento de insegurança, devido à falta de preparo para trabalhar na perspectiva da inclusão. Entretanto, o número de matrículas de alunos com deficiência na escola regular tem aumentado e os professores não podem mais fechar os olhos para essa realidade, que exige mudança de atitudes e metodologias. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo identificar as atividades desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental I, na perspectiva da educação inclusiva, na cidade de Itagi. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, em escolas públicas da cidade. Participaram da pesquisa 06 professores do ensino fundamental. O instrumento para a obtenção de dados foi uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu de forma descritiva por meio de categorias. Os resultados apontam que apesar da maioria dos professores não terem participado de cursos de aperfeiçoamento, na medida do possível, conseguem fazer adequações didáticas para atender aos alunos com deficiências, entretanto acaba favorecendo também os alunos que não possuem deficiências, o que é importante, na perspectiva inclusiva.

Palavras-chave: Alunos com deficiência. Atividades. Educação inclusiva.

 

 


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