Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA

Emerson Pires da Silva, Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo

Resumo


O contexto social do século XXI demarca uma sociedade que apresenta avanços e mudanças, principalmente no que se refere aos aspetos socioeconômicos. No campo da educação esse reflexo é observado em todos os níveis de ensino principalmente na educação superior. O presente artigo foi elaborado a partir de discussões a respeito da profissão docente na educação superior, tendo como objetivo analisar as contribuições do exercício da docência para uma perspectiva de ensino emancipatório. Foram discutidos os desafios e possibilidades da docência para uma educação cidadã. Quanto aos aspectos metodológicos o presente estudo foi realizado por meio da revisão de literatura apontando os principais desafios da docência que estão imbricados no exercício do professorado e as possibilidades da prática docente, tais como a formação dos professores universitários para uma educação geradora de novos cidadãos, a inserção dos recursos tecnológicos como ferramentas de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e a reconfiguração da função social das universidades e principalmente dos docentes no processo de ensino. Ao final da realização deste estudo elencamos os desafios do exercício da docência no ensino superior e suas possibilidades para redefinir a prática pedagógica em vista da produção do conhecimento científico. Por fim, espera-se que estudo coopere para novas discussões a respeito do exercício da docência no ensino superior e suas contribuições para o desenvolvimento humano, cognitivo e social dos estudantes.

Palavras-chave: : Docência; Educação Superior; Formação Docente

 

 


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