Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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NEUROPEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOPEDAGOGIA FRENTE À APRENDIZAGEM COM OS SEUS PROBLEMAS

Elvira Maria Cavalcante de Souza, Sirlene Prates Costa Teixeira

Resumo


Este artigo objetiva apresentar discursões acerca da aprendizagem, como um processo inerente ao ser humano, e dos fatores intrínsecos e extrínsecos presentes neste, podendo causar as tão discutidas “dificuldades de aprendizagem”. Além de expor as definições e o campo de atuação da Neuropedagogia, que se ocupa dos aspectos neurológicos da aprendizagem, e da Psicopedagogia, que não lida diretamente com a aprendizagem, mas com o aprendiz.   Considera-se que ambas trabalham com o conceito de aprendizagem e com o sujeito envolvido no processo. Ao partir do pressuposto de que o ser humano é um ser bio-psico-social, compreende-se a necessidade de contemplar a convergência de diferentes áreas, assim, busca-se aqui lincar as contribuições da Neuropedagogia para a Psicopedagogia.  A metodologia utilizada está sob uma pesquisa bibliográfica referendada em conceitos científicos. O referencial teórico está voltado para os pensamentos de autores como Jorge Visca (1991); Sara Paín (1985, 1992); Alícia Fernandéz (1991), Maria Lúcia Weiss (2003); Barbosa (2006); Fonseca (2008) dentre outros que se ocupam com a temática da aprendizagem. Espera-se que este possa contribuir de maneira significativa para a prática de profissionais que estejam, de forma direta ou indireta, envolvidos com a aprendizagem e/ou com o sujeito desta.

Palavras-chave: Aprendizagem. Neuropedagogia. Psicopedagogia

 


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