Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PUBLICADAS NA ANPED E CAPES, NO PERÍODO DE 2005 A 2015

Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro, Frederico Antonio Mineiro Lopes, Sheila Cristina Furtado Sales

Resumo


Realiza-se neste trabalho uma sistematização das produções acadêmicas que versam sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, estudo tal denominado estado da arte. A finalidade desse estudo é verificar o contingente de produções apresentadas em eventos, publicações em periódicos, bem como dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre a referida temática, com o recorte temporal no período de 2005 a 2015. Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.892/08, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A mencionada lei instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no âmbito do sistema federal de ensino, vinculada ao Ministério da Educação. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental por meio da análise das produções acadêmicas e científicas selecionadas nos anais das reuniões científicas da Anped, nos periódicos credenciados no portal da Capes, bem como Banco de dissertações e teses da Capes. As produções acadêmicas apresentadas nesse estado da arte sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia evidenciam que se refere a uma temática recente em virtude de sua institucionalização, o que abre novas possibilidades de pesquisa, considerando as lacunas detectadas.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.


Texto Completo: PDF