Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS RELAÇÕES COM OS SUJEITOS

Eliana Trindade da Silva Cardoso, Juliana Dias Gomes, Naiara do Prado Souza, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


Este artigo objetiva apresentar as principais iniciativas, ações e práticas pedagógicas inovadoras realizadas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de Caetité/Bahia. Pretende-se identificar como essas práticas promoveram ou não mudanças e inovações no ensino. Foram entrevistadas duas coordenadoras, uma professora e uma aluna para conhecer a visão delas sobre as formas de ensinar e aprender na EJA. Além disso, realizou-se observação de atividades pedagógicas e análise de fontes iconográficas, de projetos pedagógicos e de documentos que regulamentam a organização do trabalho pedagógico de EJA. O estudo de Reis (2009) e o de Gadotti (2009)subsidiam  teoricamente este texto. Os diálogos e as observações de algumas ações e práticas educativas na EJA demonstraramque a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica estão vinculadas ao desejo e ao compromisso do sujeito que ensina e também à afinidade com o campo da EJA e à militância neste. Conclui-se que é necessária uma organização do trabalho docente na EJA que contemple as especificidades dessa modalidade de ensino e os conhecimentos e os saberes teórico-metodológicos inerentes a ela e que contribua para uma prática pedagógica inovadora e significativa nos espaços da EJA

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas Inovadoras. Aprendizagem.


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