Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MÍDIA: ANÁLISE RETÓRICA DE FALAS DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Ana Lúcia Santos Souza, Daisi Teresinha Chapani

Resumo


O contexto atual brasileiro tem sido marcado por tensões e instabilidades na política, o que se reflete no campo educacional e na formação de professores. Este trabalho tem por objetivo empreender uma análise das falas do ministro da educação, a fim de buscar elucidações sobre os direcionamentos políticos que o atual governo pretende empreender a respeito da formação docente e compreender os recursos retóricos que tem sido utilizados pelo ministro ao tratar do tema. A metodologia norteadora foi a análise retórica, que consiste em um método de análise dos atos de persuasão. Elegemos dois elementos para a análise: a situação retórica e a invenção. Os dados foram coletados na web em sites oficiais, blogs, jornais e revistas. Como resultado observamos a predominância do gênero demonstrativo, indicando a ênfase do retor na aclamação das medidas já tomadas. As políticas de formação docente são apresentadas de maneira difusa e genérica, sem apontar caminhos plausíveis ou ações focalizadas. A partir da análise levantamos algumas reflexões sobre as políticas públicas de formação docente no governo atual.

Palavras-chave: Políticas de formação. Persuasão. Regulação.


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