Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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PESQUISA EM EDUCAÇÃO: OLHARES PLURAIS

Edmacy Quirina de Souza, Elson de Souza Lemos, Daelcio Ferreira Campos Mendonça, Grazielle de Oliveira Santana

Resumo


O presente estudo teve por objetivo traçar um panorama histórico sobre a construção do saber, buscando analisar as bases que fundamentam o pensamento monorreferencial, calcado na racionalidade e na hegemonia do pensamento único em detrimento e negação da multiplicidade e das manifestações de outras maneiras de se chegar ao conhecimento, pois há um conhecimento tido por verdadeiro e que se sobrepõe. Essa maneira de pensar e realizar pesquisa impunha a cisão sujeito objeto tornando-se inviável a manifestação de certas questões de ordem sociocultural. Para dirimir tais inquietações, valeu-se nesta análise bibliográfica de estudos com base em autores pós-estruturalistas, especialmente no pensamento de Foucault. Como resultado e parte deste estudo, observa-se que os conceitos foucaultianos nãos são em si uma metodologia que dever ser seguida pelo pesquisador, no entanto se constitui referência significativa no suporte para análise capaz de aguçar outros olhares sobre a história e sobre a pesquisa em educação. Conclui-se, portanto que a pesquisa e os estudos desenvolvidos, com essa base teórica, constituem-se como uma pesquisa de campo aberto e atenta às múltiplas faces que envolvem o sujeito e a própria prática de construção do conhecimento, contemplando a diversidade e as múltiplas manifestações dos discursos e a diversidade conjuntural da história e suas memórias, bem como do sujeito em relação a este universo, considerando sempre a relação saber e poder e a educação como contínuo lócus de contestação.

Palavras- chave: Monorefrencialidade. Pós-Estruturalismo. Saber e Poder.


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