Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A ARTE CIRCENSE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Edilene Jesus Souza Santana Souza

Resumo


Reconhecer a especificidade da Educação do Campo é buscar equacionar o direito para os sujeitos que vivem nesses espaços, superando o olhar estereotipado e estabelecendo novos caminhos para essa construção. Este trabalho evidencia as enriquecedoras experiências que nasceram do projeto: “Iniciação as Artes Circenses”, que foi realizado no Circo Rural Picolino localizado na Fazenda Sete Brejos, no município de Jiquiriçá, projeto realizado com 40 crianças e adolescentes com faixa etária de 07 a 17 anos, objetivando tanto a valorização do campo como espaço cultural quanto às atividades circenses como ferramentas educacionais. Foram desenvolvidas ao longo do projeto atividades circenses, teatro, dança e oficinas pedagógicas buscando a apropriação da história do município para montagem do espetáculo final. Para verificação da eficácia das atividades desenvolvidas foram entrevistados dez participantes do projeto. Os resultados propiciaram a relevância do desenvolvimento das atividades com estudantes do campo, causando impactos na vida social destes, uma vez que a milenar cultura circense renasceu no campo trazendo novas perspectivas para o futuro e idealização dos sonhos também repercutindo na sua autovalorização e melhoria de convivência com as pessoas em seu entorno.   

Palavras- chave: Circo. Educação do Campo. Educação..

 


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