Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE MATERIAIS ALTERNATIVOS: UM PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE PASCAL

Ébano Henrique da Silva Rizério, Vinicius Santana Pedreira, Luciano Rosa Gugé, Ênio Ricardo Lobo Pereira

Resumo


Este artigorelata uma experiência de ensino de Física, usando protótipos de baixo custo confeccionados pelos estudantes da 1ª Série do Ensino médio de um colégio particular da cidade de Macaúbas, na Bahia. O objetivo consistiu emrelacionar e compreender a eficácia das relações sociais associadas à atividade experimental, como estratégia de intervenção pedagógica de uma temática da Física. A estratégia metodológica consistiu em estimular equipes a construir um elevador hidráulico e apresenta-lo à turma. Em seguida, responder um roteiro estabelecido pelos professores usando, cada equipe, seu protótipo. Entendemos que o resultado contribui para o ensino de Física.

Palavras- chave: Ensino-aprendizagem. Elevador hidráulico. Princípio de Pascal.

 

 


Texto Completo: PDF