Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A REDE DA COMPLEXIDADE E A TESSITURA FIO A FIO: RELIGAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Dilma Figueredo de Andrade, Valmir Henrique de Araújo

Resumo


Esse artigo apresenta a influência que a Rede de Estudos da Complexidade (RECOM), Projeto de Extensão da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), exerceu na formação de professores participantes do Projeto, e que atuam no cenário dessa instituição superior. Os estudos da RECOM originaram-se com alguns professores dos Departamentos de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Ciências Naturais (DCN) e Departamento de História (DH). As motivações dos pesquisadores foram a inquietude frente a um modelo tradicional de educação, no qual se pauta o ensino superior, e as perspectivas apresentadas pela complexidade. No ensino tradicional é o paradigma da fragmentação que obriga a separação das disciplinas, descontextualizando-as do conhecimento cotidiano do aprendente. Nesse contexto, os pesquisadores avançam à luz de uma mudança paradigmática emergente que surge no momento em que a ciência não consegue dar conta de explicar determinadas mudanças.É a flexibilização das fronteiras disciplinares, é a presença da transdisciplinaridade, do pensamento complexo que não “engessam” os saberes, mas os multidimensionalizam. Portanto, a pesquisa apresenta como seu principal objetivo, investigar a influência do paradigma transdisciplinar e do pensamento complexo na prática pedagógica dos docentes da UESB, por meio de Projetos e Núcleos gerados na Educação Superior, tendo como “tronco” a RECOM. Para isso, foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos da RECOM . Fizemos uma revisão de literatura, todavia o referencial teórico que apoiou a pesquisa tem como destaque dois eixos: a transdisciplinaridade e a complexidade, à luz dos teóricos Morin e Nicolescu.

Palavras- Chave: Complexidade. Currículo. Transdisciplinaridade..


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor