Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CLASSES MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOM MACEDO COSTA-BAHIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Débora Alves Feitosa, Roque Lessa Bispo

Resumo


O presente texto é recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo analisar o processo de formação desenvolvido no município de Dom Macedo Costa-Bahia com educadoras de classes multisseriadas das escolas do campo.  O município é constituído no seu total por sete escolas do Ensino Fundamental, sendo duas urbanas e cinco rurais, destas, apenas uma é seriada. Partindo da constatação de que as educadoras que atuam nas escolas multisseriadas tem que desenvolver sua prática pedagógica numa mesma turma com várias séries presentes no mesmo espaço e tempo escolar, direcionamos o texto abordando a formação de duas educadoras e as implicações para o desenvolvimento da sua práxis. Para o desenvolvimento da pesquisa optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, por compreender que as pesquisas em educação encontram-se atualmente em fase de grandes transformações, ampliando seu foco de interesses e métodos para além dos estudos tradicionais. Para possibilitar mais detalhes durante a coleta das informações entres os sujeitos envolvidos na pesquisa, utilizamos diferentes instrumentos como: observação participante, diário de campo e entrevista.  Utilizamos como referencial para análise das informações coletadas a literatura que se relaciona ao estudo sobre a organização da prática pedagógica e as discussões sobre a Educação do Campo e classes multisseriadas. As impressões analisadas que ainda não são conclusivas devido a pesquisa está em andamento é de que os resultados constituem-se em momentos de análise e reflexões sobre o fazer pedagógico e as condições existenciais da Educação do Campo em classes multisseriadas em Dom Macedo Costa-Bahia.

Palavras- Chave: Educação do Campo. Formação de Educadores. Práticas Pedagógicas. Classes Multisseriadas.


Texto Completo: PDF