Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO DE CULTURAS NAS AULAS DE INGLÊS A PARTIR DE UM DIALOGISMO INTERCULTURAL

Cremilton de Souza Santana, Diógenes Cândido de Lima

Resumo


Este trabalho é enunciado sob a perspectiva da Linguística Aplicada, dialogando com vozes como as de Rajagopalan (2003, 2009), Lima (2009a), Kramsch (1993) e Mendes (2008). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e tem como objetivo discutir a questão do ensino de cultura nas aulas de língua inglesa a partir de um enfoque no dialogismo intercultural, buscando trazer uma exposição teórica que se consolidou após o estruturalismo. Os resultados encontrados mostraram que o ensino deste idioma pautado no dialogismo intercultural faz com que tanto o aluno quanto o professor reflitam sobre a cultura um do outro, a fim de se reconhecerem como sujeitos sociais, constituídos por meio da linguagem como atividade social.

Palavras-chave Cultura. Dialogismo Intercultural. Ensino de língua inglesa.

 


Texto Completo: PDF