Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO JUNTO À DIREÇÃO, PROFESSORES, PAIS E ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO MUNICIPIO DE ITAPETINGA BAHIA: FACETAS DO MESMO PROCESSO

Claudia Tavares Santos, Dilza Santos Amaral, Fernanda Giselle Moraes do Vale Cestari, Maria Aparecida de Oliveira, Maria Senhora Lacerda

Resumo


Este trabalho realizado foi fruto de um Estágio supervisionado do 8º semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e discorreu sobre a função do Coordenador pedagógico no âmbito escolar, que permeou importantes estudos voltados à área pedagógica com a finalidade de compreender o papel do coordenador na gestão escolar, teve como lócus de estudo o Colégio de ensino fundamental II, numa Instituição de ensino noturno do Município de Itapetinga. Deu-se a partir de uma observação sobre o desenvolvimento do trabalho do Coordenador pedagógico na referida escola da rede pública da cidade. A priori tinha como pretensão do trabalho; Conhecer as atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico no cotidiano escolar; Identificar a responsabilidade do coordenador pedagógico com o professor bem como conhecer o envolvimento do mesmo na melhoria da aprendizagem do aluno. Tratou-se, portanto de uma pesquisa de cunho qualitativa e de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante e bibliográfica. Visando assim conhecer o desempenho deste profissional no processo de supervisão participativa nas atividades didático-pedagógica com os professores e no acompanhamento avaliativo do aprendizado dos alunos através de um projeto sobre as Olimpíadas no Brasil. Sabemos que a educação precisa estar além dos padrões vigentes, desenvolvidas pelas organizações burocráticas, por isso tornou-se imprescindível uma construção democrática de sua gestão educacional. Neste trabalho analisou-se de forma investigativa Compreendendo as atividades de coordenação pedagógica e orientação educacional. Portanto foi pesquisado sobre as suas funções que variam  conforme a legislação Estadual e Municipal. Que papel o coordenador pedagógico ou professor-coordenador de fato desempenha? No estudo foi encontrado que ele supervisiona, acompanha e assessora, apóia, avalia as atividades pedagógicas curriculares, presta assistência pedagógica didática aos professores em suas respectivas disciplinas, para obtenção de resultados positivos e eficazes no desempenho e desenvolvimento da rotina escolar. No que diz respeito ao trabalho interativo com os alunos para melhor compreender as funções que caracterizam a sua identidade no núcleo escolar.se processo tão enriquecedor e emancipador, que é a capacidade de ler a palavra e o mundo a sua volta.

Palavras-chave: Estagio Supervisionado; Coordenador pedagógico; Ensino/aprendizagem.


Texto Completo: PDF