Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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TRABALHANDO A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS

Claudia Tavares Santos, Dilza Santos Amaral, Fernanda Giselle Moraes do Vale Cestari

Resumo


O presente trabalho, fruto do estágio supervisionado no ensino fundamental/series iniciais, realizado numa escola municipal, com essa ação pretendemos compartilhar as experiências vivenciadas, num primeiro momento com as observações, e posteriormente com as intervenções realizadas numa turma de terceiro ano. Onde identificamos como maior dificuldade dos alunos o desenvolvimento da leitura e escrita, tendo como maior desafio desenvolver intervenções que contribuíssem de alguma forma para e evolução dos alunos nessas dificuldades. Para nossas intervenções utilizamos como elemento norteador a literatura infantil, utilizando a contação e discussão de histórias numa perspectiva lúdica e interativa para, a partir dessa troca, provocar e estimular nos alunos, não só as habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e escrita, mas principalmente, o prazer dos alunos em participar desse processo tão enriquecedor e emancipador, que é a capacidade de ler a palavra e o mundo a sua volta.

Palavras-chave: Leitura; Escrita; Desenvolvimento; Literatura infantil.


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