Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL

Aurea Belém Farias Santana

Resumo


A leitura tem um papel social na vida do ser humano, sobretudo para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professor José Braz Cavalcante de Carinhanha -BA. Ela representa para esse público uma ponte para ligar seus interesses ao seu objetivo enquanto processo de interação social. Assim, o ato da leitura para eles consiste na preparação para uma melhor interação social e ao mesmo tempo prepará-los para uma emancipação político social. Essa premissa leva a reflexão que através do processo da leitura, os horizontes se abrem, e o poder de criticidade fica mais aguçado, levando-os a inserção social, deste modo, este trabalho vem referenciar o que pensam os sujeitos da EJA²/ da EMPJBC³. Esta abordagem demonstra o quanto à competência da leitura é capaz de sensibilizá-los, provocando-os para um início de processo a mudança de comportamento estabelecendo ligações entre o que aprendem e a realidade cotidiana que já conhecem, fazendo com que os sujeitos da EJA adotem posturas que os levem, as interações construtivas, dentro do seu contexto social.

Palavras-chave: EJA. Interação. Leitura.

 


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