Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: DIÁLOGOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE CICLO NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA BAHIA

Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio, Nadja Maria Amado de Jesus

Resumo


A compreensão sobre a organização pedagógica na modalidade de Ciclo de Aprendizagem é fundamental para efetivação da política de ampliação do Ensino Fundamental de Nove Anos. Nesse contexto, os conteúdos que subsidiam a estruturação do ciclo ainda se constituem em conhecimentos a serem democratizados, sobretudo, junto aos profissionais que atuam no desempenho do trabalho de coordenação pedagógica nas escolas de Ensino Fundamental.  Considerando o avanço no processo de municipalização da matrícula do Ensino Fundamental na Bahia e as determinações de institucionalização e fortalecimento do regime de colaboração no âmbito da Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDBEN)nº 9.394/96, e do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2015, foi implementada como política de colaboração entre sistemas de ensino na Bahia, a ação de Formação de Coordenadores Pedagógicos (CP), vinculada a política de formação de professores alfabetizadores com ênfase na difusão de conhecimentos fundantes à compreensão da concepção de ciclo. Nesse cenário, a partir do levantamento bibliográfico e do exame dos documentos e registros do Programa, buscou-se analisar a experiência de formação de coordenadores pedagógicos implementada no período de 2015 a 2016 e identificar em que medida ela contribui para a difusão do conhecimento sobre ciclo de aprendizagens. Conclui-se o estudo reconhecendo a relevância da ação, mas a necessária continuidade do processo formativo dos coordenadores pedagógicos, objetivando o aprofundamento cada vez maior sobre os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a instituição do ciclo básico de aprendizagens.

Palavras-chave: Ciclo Básico de Aprendizagens. Formação de Coordenadores Pedagógicos. Programas de Alfabetização.


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor