Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO

Ana Paula Nogueira, Daiane de Jesus, Maria de Fatima Santos, Priscila Teixeira

Resumo


Este artigo traz alguns apontamentos sobre a gestão democrática e sua relação com o currículo, no contexto contemporâneo. A discussão sobre tais temas vem tomando cada vez mais espaço nas pesquisas educacionais, entretanto os dois assuntos ainda pouco tratados de forma relacionada, sendo necessário refletir sobre o contexto atual. A proposta desse trabalho é apresentar reflexões ligadas às relações de poder que permeiam estes dois campos e como estes influenciam diretamente na construção do espaço escolar. Ressaltamos a importância da participação da sociedade para a consolidação da gestão democrática e como isso influencia na construção do currículo. Além de refletir as reais intenções do currículo e seus significados para muito além de sociedade que temos e qual sociedade almejamos.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Currículo. Participação.


Texto Completo: PDF