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Diretrizes para Autores

Normas para Inscrições de Trabalho

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Serão publicados trabalhos resultantes de estudos, de pesquisas, de relatos de experiências, concluídos ou em andamento, relacionados com as temáticas definidas para o seminário, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos.

  2. Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes da Educação Básica, da Educação Superior, de outros espaços educativos formais e não-formais (movimentos sociais, organizações não-governamentais, entre outros) e de discentes de graduação e de pós-graduação.

  3. Cada trabalho encaminhado será objeto de apreciação pelo Conselho Científico que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.

  4. A lista de trabalhos aceitos será publicada na home page do evento até a data indicada no cronograma.

  5. Os trabalhos devem ser encaminhados via link de Inscrição, formatado em word com identificação de autoria (a comissão organizadora do evento se encarrega de fazer uma cópia sem identificação para ser encaminhada aos pareceristas).

  6. Cada trabalho poderá ter até 4 (quatro) autores. 

  7. Cada pessoa poderá enviar até 5 (cinco) trabalhos, em qualquer condição (autor ou coautor).

  8. As tabelas, quadros e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos em preto e branco, por meio de recursos do Word, de acordo com as normas em vigor.

  9.  Os trabalhos encaminhados deverão obedecer ao formato de artigo, contendo entre 10 e 15 páginas, sem contar referências.

  10. Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

  11. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento (com ISSN).

  12. Os autores deverão submeter seus artigos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de efetivarem a inscrição.

  13. Só serão encaminhados para o Conselho Científico os trabalhos que atenderem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

  14. Os trabalhos devem ser digitados no editor de textos do Microsoft Word (compatível com Word 97-2003) em:

    •  
      • Papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
      • Margem direita e inferior com 2 cm;
      • Margem esquerda e superior de 3 cm;
      • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
      • Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 11 e as notas que devem estar com fonte 10;
      • Alinhamento justificado.
      • Título - centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito.
      • Resumo - contendo no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois do nome do autor, afastado deste por um espaço (1,5).
      • Palavras-chave – no máximo três e devem ser apresentadas logo após o resumo, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto. Os termos Resumo e Palavras-chave devem estar em negrito e seguidos por dois pontos.
      • As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT em vigor.
      • As Notas de rodapé devem ser colocadas ao longo do texto.
      • As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data.
      • As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
    Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados.
 

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