Semana do Administrador do Sudoeste da Bahia - ISSN 2358-6397, Vol. 3, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Da Chapada ao Agreste os Biscoitos do Sudoeste: um estudo mercadológico numa empresa produtora de biscoitos em Vitória da Conquista-Ba.

Lidiane Santos Frota, Erika Reis de Oliveira Lima, Luciana Nery de Oliveira

Resumo


Vitória da Conquista é referência na produção de biscoitos caseiros e abastece a região sudoeste do estado, bem como norte de Minas Gerais com suas iguarias. Devido à relevância econômica que o biscoito representa, esse estudo propõe analisar a gestão mercadológica de uma empresa produtora de biscoitos caseiros em Vitória da Conquista buscando sugerir estratégias de marketing para essa organização. Com esse fim, foi feito uma entrevista semiestruturada com a gestora da organização e um de seus colaboradores no intuito de conhecer o ambiente interno da empresa. Para subsidiar o mapeamento dos ambientes, foram aplicadas duas matrizes de análises estratégicas bastante conhecidas na área administrativa: a matriz SWOT e as Cinco forças Competitivas, modelo desenvolvido pelo autor Michel Porter. Feito o mapa dos ambientes, as ferramentas puderam apontar estratégias voltadas à ampliação da variedade de produtos com possibilidade de adesão de outros públicos alvo e melhor gestão de sua cadeia de produtiva de valor de modo a integrar os varejistas aos seus objetivos mercadológicos. Quanto aos objetivos, o estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e quanto à abordagem, qualitativa. A escolha da organização partiu do método não probabilístico e por conveniência. 

Texto Completo: PDF