Semana do Administrador do Sudoeste da Bahia - ISSN 2358-6397, Vol. 3, No 1 (2016)

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Previsão de demanda, modelagem e simulação produtiva: implicações para a gestão de uma indústria de construção civil de Vitória da Conquista - BA

Emanuelle Morbeck Pires, Jana Oliveira Mota, Marcus Vinicius Carvalho Fagundes

Resumo


Objetivou-se neste estudo discutir relações entre a demanda por produtos imóveis de construção civil em Vitória da Conquista e os objetivos e práticas de produção empreendidas por uma empresa representativa deste setor econômico. Especificamente, buscou-se: avaliar a demanda agregada por produtos imóveis do setor de construção civil de Vitória da Conquista; e, modelar e simular o sistema de produção de uma empresa representativa do segmento de construção civil da referida cidade (GAITHER & FRAZIER, 2006; PRADO, 2009; KRAJEWSKI; RITZMAN & MALHOTRA, 2009; GARCIA, 2013; FAGUNDES et al. 2014; e CHWIF & MEDINA, 2015). Para tanto, procedeu-se com uma pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa por meio da estratégia do estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental e a observação sistemática (a partir de cronoanálises de tempos e métodos de produção). Os principais resultados do estudo de projeção de demanda apontam que haverá uma queda no período analisado (de 2012 a 2027) de 18% na demanda efetiva geral por imóveis em Vitória da Conquista. A modelagem e simulação da empresa alvo do estudo pela ferramenta computacional Flexsim Solved Problem permitiu detectar que o processo produtivo estudado apresenta boas condições de funcionamento e níveis de ocupação, mas que é passível de otimização de tempos e métodos, especialmente ao que se refere à eliminação da mão de obra ociosa. A constatação relacional entre a demanda por imóveis em Vitória da Conquista e as políticas e práticas de produção da empresa objeto do estudo referese ao fato de que haverá grande diminuição da demanda por construções populares nos próximos anos (cerca de 82%), sendo este tipo de empreendimento o principal produto ofertado por aquela organização. Diante disso, a referida entidade deverá otimizar seus processos de produção para melhoria dos resultados operacionais e, concomitantemente, redirecionar suas estratégias de médio e longo prazos, de modo a captar novos nichos de mercado. 

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