Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Vol. 9, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE SURDOS ADULTOS NO ENSINO SUPERIOR: AQUISIÇÃO DE DETERMINANTES NA ESCRITA DA L2

Lucília Santos da França Lopes, Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira

Resumo


Este estudo investiga a aquisição da categoria dos Determinantes (artigos definidos) na interlíngua português-libras, na escrita de surdos adultos (nível superior). Os corpora se constituem de dois tipos de dados: (I) produções escritas de surdos do ensino superior; (II) produções escritas de surdos do ensino médio, como grupo de controle. Analisamos se a apropriação de maior quantidade de textos escritos constitui input favorável à aquisição dos artigos. Resultados parciais confirmam nossa hipótese, mas apontam a necessidade de explicar como se distinguem, na aquisição, definidos de nominais nus, levando-se em consideração o traço de definitude presente em Determinantes, nas línguas naturais. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Determinantes. Interlíngua. Surdo. 


Texto Completo: PDF