LEITURAS DO SERTÃO NO ENSINO BÁSICO
Fernanda Ramos Lacerda, Manuella Souza Ferraz, Patrícia Silva Couto D´Esquivel
Resumo
A extensão territorial do Brasil lhe confere paisagens com características físicas, sociais e econômicas diversificadas. Essas características e a memória coletiva que nasce das relações estabelecidas em cada um desses espaços demonstra a peculiaridade que fica enraizada na história, na cultura, nos atos e ações que os compõem. O presente artigo aborda sobre o sertão, partindo do pressuposto de que existe um sertão vivo no imaginário popular e outro que é o espaço geográfico com paisagem e relações sociais construídas historicamente. O que povoa o imaginário popular na relação entre Vitória da Conquista e o sertão? Quais são as histórias sobre o sertão que ao serem ouvidas e vividas remetem à memória coletiva? Para elucidar esses questionamentos, foi realizada pesquisa em uma Unidade Escolar, tendo como principal objetivo compreender qual é a visão dos alunos do Ensino Fundamental sobre sertão e como eles o relacionam com Vitória da Conquista. Orientou-nos a pesquisa do tipo qualitativa etnográfica e os princípios teórico-metodológicos de autores como Geísa Flores Mendes, Rui Medeiros, Edgar Morin, Paulo Freire, Rui Moreira, e Maurice Halbwachs.Palavras-chave: Sertão. Memória. Vitória da Conquista.
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