Colóquio Baiano Tempos, Espaços e Representações: abordagens geográficas e históricas - ISSN 2359-1218, Vol. 1, No 1 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A NOVA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO CARNAVAL DE MARAGOGIPE APÓS O REGISTRO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA BAHIA

Erick Gomes Conceição, Janio Roque Barros de Castro

Resumo


O carnaval no Brasil teve seu início com o entrudo, que eram brincadeiras violentas em que o cenário festivo se assemelhava a uma guerra de água, urina, limão, farinha e afins. Este tipo de festividade foi proibido e as diferentes regiões foram incorporando costumes específicos nos jeitos de brincar, como por exemplo, no Rio de Janeiro tem-se o carnaval das escolas de samba e o carnaval popular de rua. Em Salvador observa-se a presença dos trios elétricos e em Recife e Olinda, nota-se que o carnaval se caracteriza pelo frevo. Os carnavais se enquadram na categoria de patrimônio imaterial, por serem uma celebração festiva. Categoria esta que não teve atenção nos últimos tempos, pois as políticas públicas só se direcionavam para a categoria material. Com o intuito de valorização e identificação das manifestações culturais, o IPHAN3 cria o instituto de registro de bens culturais sendo regido pelo Decreto 3.551/2000.O carnaval de Maragogipe foi registrado como patrimônio imaterial da Bahia no ano de 2009 por sua peculiaridade na forma de realização, pois diferentemente da capital soteropolitana o carnaval da referida cidade se caracteriza pela presença de mascarados e marchinhas de carnavais antigos. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de identificar a contribuição desse registro para a modificação na espacialidade da festa. Para melhor obter resultados, alguns caminhos metodológicos foram adotados. A leitura de autores clássicos e contemporâneos como Gonçalves (2003), Maia (1999), Hasbaert (2012), Sebe (1986), Hall (2006), entre outros. Na etapa de campo foi feito entrevistas com seis moradores locais, o critério de escolha foi à importância histórica que os mesmos detêm para a festividade e participantes ativos. Como a pesquisa é qualitativa não foi necessário um número amostral grande. A observação da festividade foi muito importante, pois foi possível observar a dinâmica que a mesma detém e foi possível construir um acervo fotográfico, que enriqueceram a discussão. Observou-se que o registro do carnaval como patrimônio imaterial da Bahia, ocasionou modificações estruturais para a festa. A instalação de barracas de bebidas e alimentos, palcos para shows e coretos para bandas tradicionais, ocasionou um processo de reconfiguração espacial da festa. O carnaval de Maragogipe está se realizando cada vez mais nas áreas centrais da cidade para atender as necessidades do capital.Palavras-Chave: Carnaval. Patrimônio Imaterial. Consumo. Centralidade.

Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor