“PEDAGOGIA GRIÔ”, CURRÍCULO E TRADIÇÃO ORAL: “ATOS DE CURRÍCULO” EM ESCOLAS QUILOMBOLAS |
PDF
|
Patrícia Pires Pacheco |
1-18 |
(RE) PRODUZINDO E POTENCIALIZANDO O CIBERESPAÇO NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE WEBLOGS |
PDF
|
Éden Silva Novais, Geísa Flores Mendes |
19-32 |
A ANCESTRALIDADE FILOSÓFICA: CONCEITO INSPIRADOR PARA UMA FILOSOFIA BRASILEIRA OU PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA AUTENTICAMENTE BRASILEIRA |
PDF
|
Alexandra Quadro Siqueira, Dante Augusto Galeffi, et al |
33-46 |
A ARTE CINEMATOGRÁFICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Solange de Brito Melo, Geísa Flores Mendes |
47-59 |
A ATIVIDADE DE CAMPO E SUAS REPERCUSSÕES TEÓRICO-‐METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA |
PDF
|
Aline Almeida Maia, Geísa Flores Mendes |
61-73 |
A BAHIA PELAS LENTES DE ALEXANDRE ROBATTO FILHO |
PDF
|
Ana Luisa de Castro Coimbra, Lívia Diana Rocha Magalhães |
75-88 |
A CATEGORIA DE ANÁLISE “REGIÃO” DISCUTIDA SOB A ÓTICA DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO E SUA (DES)DISCUSSÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Aline Farias Fialho, Mariana Lemos Moreira, Nerêida Ma S. M. Benedictis |
89-101 |
A CATEGORIA PAISAGEM E O ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Veranilza Batista Ribeiro, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio |
103-117 |
A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM |
PDF
|
Noélia da Silva Gomes, Ana Emília de Quadros Ferraz |
119-133 |
A CLASSE TRABALHADORA NO LIVRO DIDÁTICO: MEMÓRIA E HISTÓRIA |
PDF
|
Ronaldo Oliveira Ferraz, Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro |
135-147 |
A CONFIGURAÇÃO DOS DÊITICOS AQUI, LÁ E ALI NO DISCURSO POLÍTICO DA PROFa AMANDA GURGEL |
PDF
|
Maria Aldenora Cabral de Araújo |
149-162 |
A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A BAHIA: O PAPEL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS |
PDF
|
Leila Pio Mororó |
163-175 |
A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Sandra Ma Oliveira Santos, Nerêida Ma Mafra Santos Benedictis |
177-190 |
A CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL PARA A CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ |
PDF
|
Ubirajara Couto Lima, Geisa Pereira Gomes |
191-204 |
A EDUCAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE ENQUANTO SINGULARIDADEDO INDIVIDUO EXISTENCIAL |
PDF
|
Cleiton Santos Nunes, Icaro Sousa Farias, Jorge Miranda de Almeida |
205-218 |
A EDUCAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE ENQUANTO SINGULARIDADEDO INDIVIDUO EXISTENCIAL |
PDF
|
Cleiton Santos Nunes, Icaro Sousa Farias, Jorge Miranda de Almeida |
219-232 |
A EDUCAÇÃO FORMAL COMO MERCADORIA NA EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR DE KARL MARX |
PDF
|
Marcelo Torreão Sá |
233-246 |
A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL |
PDF
|
Ana Lúcia Santos Souza, Danielle Britto Guimarães de Oliveira |
247-260 |
A ELEVAÇÃO DO PADRÃO CULTURAL DOS TRABALHADORES DO CAMPO: A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA CULTURAL DO MST |
PDF
|
David Romão Teixeira, Fernanda Braga Magalhães Dias |
261-273 |
A FAMILIATURA DO SANTO OFÍCIO NO SERTÃO DA BAHIA: TRAJETÓRIA E TRÂNSITO CULTURAL NO SÉCULO XVIII. |
PDF
|
Priscila Machado da Silva, Isnara Pereira Ivo |
275-286 |
A FESTA MUSEALIZADA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CARIRI CEARENSE |
PDF
|
Cícero Joaquim dos Santos Silva |
287-299 |
A FILOSOFIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR |
PDF
|
Rita Célia Magalhães Torreão |
301-311 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE Á DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA |
PDF
|
Andréia Airã, Glauber Barros Alves Costa |
313-327 |
A GESTÃO EDUCACIONAL E OS PROBLEMAS PEDAGÓGICOS DO COTIDIANO ESCOLAR |
PDF
|
Andressa Mendes da Silva Dias, Luciana Canário Mendes, Luci Mara Bertoni |
329-343 |
A GESTÃO EDUCACIONAL E OS PROBLEMAS PEDAGÓGICOS DO COTIDIANO ESCOLAR |
PDF
|
Andressa Mendes da Silva Dias, Luciana Canário Mendes, Luci Mara Bertoni |
345-359 |
A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÃO SOCIEDADE – NATUREZA |
PDF
|
Roberta Batista de Jesus |
361-368 |
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR |
PDF
|
Klayton Santana Porto, et alves Silva |
369-382 |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E O PAPEL DA ESCOLA NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE ADOLESCENTES |
PDF
|
Ana Neri Cypriano Cypriano, et al |
383-388 |
A LEGISLAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRISIONAL |
PDF
|
Luziêt Maria Fontenele Gomes |
389-402 |
A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA OBRA CAPITÃES DA AREIA |
PDF
|
Larissa Vieira Macedo, Antonia dos Reis Salustiano Evangelista |
403-416 |
A LUDICIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA: COMO ARTE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Marilete Calegari Cardoso, Cristina d’ Ávila |
417-428 |
A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO MUNDO DO TRABALHO: A QUALIFICAÇÃO COMO FORMA DE ARREFECIMENTO DA LUTA DE CLASSES NA ATUAL FASE DE REPRODUÇÃO CAPITALISTA |
PDF
|
Maíra Ferraz de Oliveira Silva |
429-440 |
A MORTE E A PÓS-‐MORTE |
PDF
|
Valéria Viana Sousa, et al |
441-455 |
A OFICINA DO OLHAR: DIÁLOGOS ENTRE O CINEMA E A HISTÓRIA DA ARTE EM UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE-‐ EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Paulo Henrique Correia Alcântara |
457-467 |
A POSIÇÃO SOCIAL DA MULHER EM UMA ÍNDIA MULTICULTURAL UM PERCURSO HISTÓRICO |
PDF
|
Carla Cristiane de Oliveira Marson |
469-480 |
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: INSERÇÃO DOS SOFTWARES GEOGEBRA E WINPLOT COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS |
PDF
|
Gabriele Silva Carneiro, et al |
481-493 |
A REPRESENTAÇÃO DE PERSONALIDADES DO CENÁRIO POLÍTICO MUNDIAL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE UM OUTDOOR PUBLICITÁRIO |
PDF
|
Mariana Fernandes dos Santos |
517-528 |
A TERCEIRIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO E RECONFIGURAÇÃO OCUPACIONAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL |
PDF
|
Ana Patrícia Dias Menezes, Francisco José Lima Sales |
543-556 |
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E SEUS REFLEXOS NA COMUNIDADE ILHEENSE |
PDF
|
Ariene Bomfim Cerqueira, Paula Carine Matos de Souza, et al |
557-566 |
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM ILHÉUS E AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS |
PDF
|
Paula Carine matos de Souza, Ariene Bomfim Cerqueira |
567-578 |
AFASIA: UM OLHAR PARA O FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM ORAL |
PDF
|
Daniela Pereira de Almeida, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
579-586 |
ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE FAMÍLIA EM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
PDF
|
Larisa dos Santos Souza de Carvalho, Karina Pereira Pinto |
587-599 |
ANÁLISE DO CONTEÚDO SISTEMA ABO E FATOR RH EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
PDF
|
Rhuan Carvalho Silva, Luiz Gustavo Neri Bonfim, et al |
601-614 |
ANÁLISE DOS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA QUESTÃO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA |
PDF
|
Juliana Rodrigues Ferreira, Roberta D ́Angela Menduni Bortoloti |
615-631 |
ANÁLISES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
PDF
|
Débora Evangelista Reis de Oliveira |
633-646 |
APORTES TEÓRICO-‐METODOLÓGICOS PARA O ESTUDO DO LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Urânia Teixeira Amaral, Geisa Flores Mendes |
647-660 |
APRENDIZADO POLÍTICO EM TEMPOS DE CRISE: NOTAS DE PESQUISA SOBRE A TRAJETÓRIA DE FELISBERTO CALDEIRA BRANT NOS ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-‐1822) |
PDF
|
Vanessa da Silva Nascimento, Maria Aparecida Silva de Sousa |
661-673 |
AS FONTES DOS VESTÍGIOS: MEMÓRIA E FOTOGRAFIA NAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE CONQUISTA ENTRE 1920 e 1940 |
PDF
|
Ednair Carvalho Rocha |
689-714 |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO ENTRECRUZADA |
PDF
|
Cláudia Celeste Lima Costa Menezes |
715-728 |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS PROPAGANDAS DE PRODUTOS INFANTIS |
PDF
|
Ana Virgínia de Carvalho, Isabel Cristina Brandão |
729-742 |
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO DE FÍSICA |
PDF
|
Zenaide de Oliveira Ferraz Silva, Jorge Miranda de Almeida |
743-754 |
BACHARELISMO LIBERAL, IGREJA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E DA CONSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO |
PDF
|
Ana Palmira Casimiro Bittencourt, Daniella Miranda Santos |
755-761 |
BEAUVOIR: O QUE APRENDEMOS COM ELA |
PDF
|
Adriana Maria de Abreu Barbosa |
763-770 |
BEBER E DIRIGIR ENTRE ADOLESCENTES |
PDF
|
Leslie Assunção dos Santos, Luci Mara Bertoni |
771-779 |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CATEGORIA TRABALHO |
PDF
|
Lucineide Santos Silva, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
781-792 |
BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAPETINGA-‐BA |
PDF
|
Dulcinéia da Silva Adorni |
793-805 |
CARTAS TROCADAS: NARRATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS EM INÍCIO DE CARREIRA |
PDF
|
Lúcia Gracia Ferreira |
807-821 |
CINEMA: MEDIADOR DO DIÁLOGO NO PROCESSO CRIATIVO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA |
PDF
|
Aldenira Mota do Nascimento |
823-835 |
CINEMA-‐EDUCAÇÃO: RESSIGNIFICANDO O EXERCÍCIO DO OLHAR POR MEIO DA PARCERIA ENTRE O PROGRAMA JANELA INDISCRETA CINE-‐VÍDEO – UESB E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-‐BA |
PDF
|
Cristina Leilane, Marcelo Ribeiro |
837-850 |
COMENTÁRIOS SOBRE A SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Elton Silva Salgado |
851-864 |
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: UM POUCO DA HISTÓRIA DO NTE16 |
PDF
|
Elmara Pereira de Souza |
865-878 |
CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E A RELAÇÃO COM O SOCIOCONSTRUTIVISMO |
PDF
|
Elba da Silva, Guilhermina Alves Brito, et al |
879-894 |
CONJUNTURA POLÍTICA NAS PÁGINAS DA GAZETA IDADE D ́OURO DO BRAZIL (BAHIA, 1811-‐1820) |
PDF
|
Maria Aparecida Silva de Sousa |
895-908 |
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE RAÇA/GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DO RELATO DE MULHERES-‐NEGRAS-‐PROFESSORAS |
PDF
|
Tássia Fernanda de Oliveira Silva |
909-922 |
CONSTRUÇÕES TIPOLÓGICAS DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Ivana Teixeira Silveira |
923-937 |
CORPOS (MAL) DITOS: A REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NA ARENA DOS ESTUDOS FEMINISTAS |
PDF
|
Alex dos Santos Guimarães |
939-951 |
CRECHES E DIREITOS DA INFÂNCIA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO À HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM FAVOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS DIREITOS DA INFÂNCIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA ENTRE OS ANOS DE 1980 E 1990 |
PDF
|
Maria Cristina Nunes Cabral, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro |
953-962 |
CRÍTICA À MODERNIDADE POLÍTICA EM NIETZSCHE |
PDF
|
Fabrício Santiago Almeida |
963-973 |
DA EUROPA AO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM GEOGRAFIA |
PDF
|
Glauber Barros Alves Costa |
975-986 |
DESARROLLO DE UN CD MULTIMEDIAL PARA LA ENSEÑANZA DE LA FAMILIA DEL NITRÓGENO |
PDF
|
Güemes René, Tiburzi María del Carmen, Odetti Héctor |
987-996 |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA: INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS |
PDF
|
Lilian Moreira Cruz, Juliana Oliveira Silva, Elson de Souza Lemos |
997-1010 |
DESLOCANDO A CÂMERA, IMAGINANDO PLANOS: O CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Inês Assunção de Castro Teixeira |
1011-1026 |
DESMISTIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: USO DE BLOG COMO RECURSO PEDAGÓGICO |
PDF
|
Adriana Santos Sousa, Cosmerina Angélica Soares Cruz de S’anta |
1027-1040 |
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS PESSOAS COM ALBINISMO: RECORTE DA REALIDADE DE ITAPETINGA E ITAJUÍPE |
PDF
|
Ivani Santos Mendonça, Nivaldo Vieira de Santana |
1041-1053 |
DIÁLOGO, APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E METACOGNIÇÃO |
PDF
|
Tânia Cristina R. S. Gusmão, Edinéia Brito Maia Bispo, et al |
1055-1062 |
DILEMAS DA RECONSTRUÇÃO SUBJETIVA E LINGUÍSTICA DO SUJEITO AFÁSICO: UMA LEITURA DE ESCRITOR AFÁSICO |
PDF
|
Iva Ribeiro Cota, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
1063-1074 |
DIMENSÃO INDIVIDUAL E DIMENSÃO COLETIVA DO CURRÍCULO: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
PDF
|
Maria Antonieta de Campos Tourinho |
1075-1089 |
DIMENSÃO INDIVIDUAL E DIMENSÃO COLETIVA DO CURRÍCULO: POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
PDF
|
Maria Antonieta de Campos Tourinho |
1091-1104 |
DISCURSO RELIGIOSO NA INTERNET: ESTUDO DE CASO |
PDF
|
Ana Clara de Oliveira Meneses, Edvania Gomes de Silva |
1105-1113 |
DISCURSO SOBRE CIDADANIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Adriana Almeida Rezende Costa, Viviane Almeida Rezende |
1115-1128 |
DISCUTINDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA |
PDF
|
Alessandra Almeida e Silva, David Romão Teixeira |
1129-1145 |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS: COMO FUNCIONA UMA LANTERNA? |
PDF
|
Ana Paula Solino Bastos, Wagner Duarte José |
1147-1158 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO E RECURSOS TECNOLÓGICOS DE ENSINO |
PDF
|
Jacira Quadros Pacheco, Larissa Pereira Santos |
1159-1171 |
EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE E OS DESAFIOS DO AQUECIMENTO GLOBAL |
PDF
|
Celeste Dias Amorim, Elenice Almeida Carregosa Carregosa, et al |
1173-1186 |
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: COMUNIDADES QUILOMBOLAS, DIREITOS HUMANOS, IDENTIDADE E CULTURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) |
PDF
|
Tânia Maria Rodrigues da Rocha, Marília Flores Seixas de Oliveira |
1187-1199 |
EDUCAÇÃO RURAL E URBANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: CONTRADIÇÕES E APROXIMAÇÕES |
PDF
|
Camila Timpani Ramal |
1201-1213 |
EDUCAÇÃO, ALTERIDADE E ÉTICA EM KIERKEGAARD E LÉVINAS |
PDF
|
Jorge Miranda de Almeida |
1215-1235 |
EMOÇÃO E FÉ: DOS FESTEJOS DO DIVINO Á CHEGADA DAS BANDEIRAS |
PDF
|
Suerlange Ferraz de Jesus, Isnara Pereira Ivo |
1237-1246 |
ENSINO DE GEOGRAFIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES |
PDF
|
Maria Lívia Ferraz de Oliveira Silva, Geísa Flores Mendes |
1247-1260 |
ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL |
PDF
|
Zwinglio Alves Rodrigues |
1261-1274 |
ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA: A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICO-‐ DISCURSIVA DA NAÇÃO NORDESTINA |
PDF
|
Joslan Santos Sampaio |
1275-1287 |
EPISTEMOLOGIA E GESTÃO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO: PANORAMA ORGANIZACIONAL NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Rodrigo Fabiano Souza dos Santos |
1289-1307 |
ERROS DE ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE MEDIDAS |
PDF
|
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Leandro da Luz Araújo, et al |
1309-1314 |
¿ES POSIBLE CAMBIAR LA FORMA DE ENSEÑAR CIENCIA? UN PROYECTO PENSADO PARA LOGRARLO |
PDF
|
Adriana E. Ortolani, Héctor S. Odetti, Héctor S. Odetti, Elena T. Carrera, Elena T. Carrera |
1315-1324 |
ESTADO E CAPITALISMO: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DO PODER PARA O CONTROLE DA SUBJETIVIDADE |
PDF
|
Marx Eduardo Magalhães Dias de Sá, João Diógenes Ferreira Dos Santos |
1325-1337 |
ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM NA AFASIA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL |
PDF
|
Tamiles Paiva Novaes, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
1339-1344 |
EVA, MARIA OU PAGU? REPRESENTAÇÕES ACERCA DA EXPOSIÇÃO FEMININA, NA MÍDIA |
PDF
|
Florisbete de Jesus Silva de Jesus Silva, Maria José Remédios |
1345-1357 |
EVANGÉLICO, CRISTÃO, CRENTE: UM CASO DE AMPLIAÇÃO DE VALOR SEMÂNTICO PERSCRUTADO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA |
PDF
|
Jorge Augusto Alves da Silva, Lucas Campos Santos, Valéria Viana Sousa |
1359-1372 |
EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA HERDADA: A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM O PASSADO A PARTIR DO CONTATO COM OS MAIS VELHOS |
PDF
|
Polliana Moreno dos Santos, Lívia Diana Rocha Magalhães |
1373-1386 |
EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS DE APRENDER INGLÊS DE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO |
PDF
|
Daniela Moreira Duarte, Diógenes Cândido de Lima |
1387-1400 |
EXPERIMENTO LÚDICO PARA O ESTUDO DAS FORÇAS INERCIAIS |
PDF
|
Murilo Lacerda dos Santos, Deraldo Augusto Oliveira Neto, elena al |
1401-1412 |
FERNANDO DE AZEVEDO E A HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES |
PDF
|
João Paulo Gama Oliveira, Roselusia Teresa Pereira de Morais |
1413-1423 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PELA NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, INTENCIONALIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
PDF
|
Viviane Almeida Rezende Costa |
1425-1438 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA: ANÁLISE SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA, NO CAMPUS XVIII DA UNEB, NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS -‐ BAHIA |
PDF
|
Vinícius de Amorim Silva, Nerêida Mafra Benedictis |
1439-1452 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INFERÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PARADIGMA INDICIÁRIO |
PDF
|
Maria Elizabete Souza Couto, Jeanes Martins Larchert |
1453-1470 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MEDIDAS NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Ludimila Silva Carvalho, Magna Mendes Nunes |
1471-1479 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL: RESULTADOS DE PESQUISA |
PDF
|
Luciana Correia de Amorim, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Humberto Plácido Gusmão de Moura |
1481-1492 |
FOTOGRAFANDO COM TIÃO: O LÚDICO NUMA PRÁTICA ANTECEDENTE AO CINEMA |
PDF
|
Rogério Luiz Silva de Oliveira |
1493-1503 |
GÊNERO E CLASSE: UMA ARTICULAÇÃO ONTOLÓGICA INSUPERÁVEL DO CAPITALISMO |
PDF
|
Dayane Silva Oliveira, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
1505-1516 |
GÊNERO, RAÇA, DIVERSIDADE E IDENTIDADES NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES |
PDF
|
Cinthia Nolácio de Almeida, Tatiana Almeida Rocha Barcelos, Tatiana Almeida Rocha Barcelos, Lúcia Gracia Ferreira, Lúcia Gracia Ferreira |
1517-1532 |
GESTÃO PARTICIPATIVA: DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Ivan Lucas Alves Oliveira, Geisa Pereira Gomes, et al |
1533-1546 |
GINÁSIO FIRMINO ALVES: ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO |
PDF
|
Raimunda Assis, Elizabeth Salgado, et al |
1547-1559 |
HENRI BERGSON PARA A EPISTEMOLOGIA DA FILOSOFIA DO DIREITO |
PDF
|
Humberto Torreão Neto, Thais Meireles e Torreão |
1561-1571 |
HISTÓRIA DA CULTURA CORPORAL NA CIDADE DE JEQUIÉ-‐BA (1897-‐1950): UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO |
PDF
|
Antonio Leonan Alves Ferreira, José Gonçalves Lopes Junior, et al |
1573-1588 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL: UMA PROPOSTA DE ESTUDO SOBRE O PARQUE MUNICIPAL DA MATINHA EM ITAPETINGA-‐BA |
PDF
|
Leandra Couto Rocha, Juscilaine Viana do Prado, et al |
1589-1599 |
HOLOCAUSTO GUARANI: AS SEQUELAS DO IMPERIALISMO INGLÊS NA GUERRA CONTRA O PARAGUAI |
PDF
|
Paulo Tarso Mascarenhas Pedreira, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
1601-1610 |
HUMANISMO E REALISMO: FUNDAMENTOS DE UMA FORMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE MATRIZ CATÓLICA |
PDF
|
Raquel Costa Santos, Milene de Cássia Silveira Gusmão |
1611-1625 |
IMAGENS DE POLÍTICO E DE POLÍTICA MATERIALIZADAS NOS MATERIAIS DE PROPAGANDA POLÍTICO-‐PARTIDÁRIA |
PDF
|
Lilian Pereira da Cruz, Edvania Gomes da Silva |
1627-1636 |
IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO X DILEMAS |
PDF
|
Mariana Santos Oliveira Campos, Silmara Rosa Mota, Isabel Cristina de Jesus Brandão |
1637-1651 |
INCLUSÃO DE PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN: VISÕES DE PROFESSORES DA REDE REGULAR E DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS |
PDF
|
Carla Santana Santos Souza, Ana Cristina Santos Duarte, Cláudia Ferreira da Silva Luz |
1653-1666 |
INDIVIDUALIZAÇÃO, PSICOLOGIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
PDF
|
Kueyla de Andrade Bitencourt |
1667-1679 |
INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA DAS VARIAÇÕES DE GRAFIA ATESTADAS EM TEXTOS PORTUGUESES DOS SÉCULOS XVII E XVIII E BRASILEIROS DO SÉCULO XIX: UM ESTUDO DE UMA PERSPECTIVA DIACRÔNICA |
PDF
|
João Henrique Silva Pinto, Stelamaris Freitas Silveira, et al |
1681-1693 |
INVESTIGAÇÃO-‐AÇÃO E FORMAÇÃO: O RECONHECIMENTO DE SI NAS TRAMAS DA PROFISSÃO DOCENTE |
PDF
|
Jussara Midlej |
1695-1707 |
JUSTIÇA, DIREITOS E REIVINDICAÇÕES: PROCESSOS DE TRABALHADORAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO (VITÓRIA DA CONQUISTA – BA, 1963 a 1975) |
PDF
|
Rosana Santos de Souza, Rita de Cássia Mendes Pereira |
1709-1722 |
JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO EM BOM JESUS DA LAPA, BA: DISCUSSÕES PRELIMINARES |
PDF
|
Karolyny de Oliveira Almeida, Ana Elizabeth Santos Alves |
1723-1735 |
LARRY LAUDAN E A CRÍTICA DO RELATIVISMO. A METAFÍSICA COMO TRADIÇÃO DE PESQUISA |
PDF
|
Clênia Andrade Oliveira de Melo |
1737-1745 |
LINGUAGEM E NARRATIVA DE IDOSOS: ELEMENTOS CENTRAIS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO QUENTA SOL |
PDF
|
Gildásio Alves dos Santos |
1747-1756 |
LINGUAGEM E RELIGIÃO: O PAPEL DA IGREJA NA ELABORAÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO DO BRASIL NO SÉCULO XIX E A INTERPENETRAÇÃO DOS SIGNOS RELIGIOSOS NA LINGUAGEM JURÍDICA |
PDF
|
Ana Palmira Casimiro Bittencourt Santos Casimiro, Daniella Miranda Santos |
1757-1770 |
LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: INDAGAÇÕES SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR |
PDF
|
Valméria Brito Almeida Vilela Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza, Alessandra Cruz de Oliveira |
1771-1784 |
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DO DISCIPLINAMENTO |
PDF
|
Isabel Cristina de Jesus Brandão |
1785-1797 |
LUGAR E FÉ: HETEROTOPIA E AS ROMARIAS À “SANTA LEOCÁDIA” DE GUANAMBI-‐BA |
PDF
|
Thiaquelliny Teixeira Pereira, Edvania Gomes da Silva |
1799-1809 |
LUÍS XIV E LUÍS INÁCIO: COMO SE FORJA A IMAGEM DE UM LÍDER |
PDF
|
Flávia Moreira Mota e Mota, Carlos Alberto Pereira Silva |
1811-1824 |
LEGITIMAÇÃO NO PODER POLÍTICO E EFEITOS DE SENTIDO (NA MÍDIA) |
PDF
|
Ricardo Pereira Vieira, Edvania Gomes da Silva, Maria da Conceição Fonseca-‐Silva |
1825-1838 |
MAFRA, UM PALÁCIO DE PAPEL: A POESIA COMO AGENCIADORA DA MEMÓRIA MONÁRQUICA DE DOM JOÃO V DE PORTUGAL |
PDF
|
Milena Pereira Silva, Marcello Moreira |
1839-1848 |
MARKETING E LINGUAGEM NAS IGREJAS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS |
PDF
|
Marco Luciano Fagundes Magalhães |
1849-1864 |
MÍDIA E DISCURSO POLÍTICO: VEJA E OS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES 2010 |
PDF
|
Alessandra Souza Silva, Lilian Pereira da Cruz, Edvania Gomes da Silva |
1865-1876 |
MODELO DEVOCIONAL NAS CONSTITUIÇÕES PRIMEIRAS DO ARCEBISPADO DA BAHIA |
PDF
|
Fabíola Pereira de Araújo, Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro |
1877-1888 |
MODERNIDADE, BARBÁRIE E ALTERIDADE |
PDF
|
Elton Moreira Quadros |
1889-1901 |
MULHER E POLÍTICA: A DISCURSIVIZAÇÃO DO CUIDADO DE SI E DO OUTRO EM ISTO É |
PDF
|
Mayara Archieris Amorim, Thiago Alves França, Maria da Conceição Fonseca-‐Silva |
1903-1915 |
NAÇÃO E LIBERALISMO NOS ESCRITOS DE CIPRIANO BARATA (1821-‐1823) |
PDF
|
Enock Edson Teixeira do Prado Filho, Maria Aparecida Silva de Sousa |
1917-1929 |
NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS EM CURRÍCULOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO |
PDF
|
Maria Roseli Gomes Brito de Sá |
1931-1943 |
NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS EM CURRÍCULOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO |
PDF
|
Maria Roseli Gomes Brito de Sá |
1945-1957 |
NARRATIVAS DE MULHERES PROFESSORAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Geovani de Jesus Silva, Sueli Biano dos Santos, Júlia Maria da Silva Oliveira, Florisbete de Jesus Silva |
1959-1972 |
NARRATIVAS DE MULHERES PROFESSORAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Geovani de Jesus Silva, Sueli Biano dos Santos, Júlia Maria da Silva Oliveira, Florisbete de Jesus Silva |
1973-1986 |
NARRATIVAS FÍLMICAS E INTERNET: ALGUMAS REFLEXÕES |
PDF
|
Kelly Maia, Renata Ferreira |
1987-2000 |
NATUREZA E CULTURA DO ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DO SÉCULO XIX: O OLHAR DOS VIAJANTES ESTRANGEIROS |
PDF
|
Maria Alayde Alcantara Salim |
2001-2016 |
NOVAS TECNOLOGIAS E UMA EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR MATEMÁTICO |
PDF
|
Mariana Torreão Monte |
2017-2028 |
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 5 ANOS |
PDF
|
Daniela Bitencourt Santos, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
2029-2041 |
O AUMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DO CRESCIMENTO URBANO E SUAS IMPLICAÇÕES NO AQUECIMENTO GLOBAL: UM ESTUDO DE CASO EM VITÓRIA DA CONQUISTA -‐ BA |
PDF
|
Célio Silva Meira, Maria Esther Pereira Flick, Tânia Maria Rodrigues da Rocha, Marília Flores Seixas de Oliveira |
2043-2055 |
O AVANÇO DA RELIGIÃO NO ESPAÇO POLÍTICO |
PDF
|
Luana Aparecida Matos Leal, Edvania Gomes da Silva |
2057-2069 |
O BECO DE (VÓ) DOLA: TERRITÓRIO NEGRO NUM BAIRRO NEGRO DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Flávio José dos Passos |
2071-2084 |
O CARÁTER INSÓLITO DA FICCICIONALIZAÇÃO DA REALIDADE HISTÓRICA EM A MENINA MORTA, DE CORNÉLIO PENNA |
PDF
|
Franklin Farias Morais, Pedro Ramos Dolabela Chagas |
2085-2095 |
O CINEMA E A NARRATIVA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS NA UNIRIO: OBSERVAÇÕES INICIAIS DO PROJETO CINE CCH |
PDF
|
Érica Rivas Gatto, Maysa Lopes, Thamyres Ribeiro Dalethese |
2097-2110 |
O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE DOS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL BAIXA DA FARTURA |
PDF
|
Laily Souza Benedictis, Nerêida Ma S. M. Benedictis |
2111-2121 |
O CONCEITO DE TRABALHO DE UMA FORÇA EM LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
Jornandes Jesús Correia, Wagner Duarte José |
2123-2136 |
O CONFLITO DA FAZENDA MATAS DO PAU BRASIL E A APRENDIZAGEM POLÍTICA DOS POSSEIROS NA LUTA PELO DIREITO À TERRA (1972-‐1980) |
PDF
|
Eduardo de Lima Leite, José Alves Dias |
2141-2154 |
O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUE ELE PROPÕE |
PDF
|
Dilma Francisco Rodrigues Dos Santos, Soane Gomes Silva Ruas |
2155-2168 |
O CURRÍCULO NO COTIDIANO: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE BASIL BERNSTEIN |
PDF
|
Benedito G. Eugênio |
2169-2183 |
O CURRÍCULO NO ESPAÇO-‐TEMPO DA ESCOLA COMO ELEMENTO ORIENTADOR DA PRÁTICA EDUCATIVA |
PDF
|
Ediléia Rodrigues Lima, et al |
2185-2198 |
O DISTANCIAMENTO LINGUÍSTICO ENTRE A NORMA PADRÃO E O PORTUGUÊS BRASILEIRO |
PDF
|
Ana Cristina de Araujo, Maria Nalva Rodrigues de Araujo |
2199-2209 |
O EFEITO LALANGUE EM “DESENREDO” DE ROSA |
PDF
|
Maria das Graças Fonseca Andrade |
2211-2221 |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Carolina da Silva Viana, Geisa Flores Mendes |
2239-2252 |
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Carolina da Silva Viana, Geisa Flores Mendes |
2253-2266 |
O ENSINO EM DISCUSSÃO: VISÃO DOS EDUCANDOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS SOBRE A DISCIPLINA GEOGRAFIA |
PDF
|
Aline de Sousa Oliveira |
2267-2281 |
O ENSINO PRIMÁRIO DE MATEMÁTICA NA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO |
PDF
|
Eduardo Viana Gaudio |
2283-2295 |
O ENTRELAÇAMENTO ENTRE SABER E PODER E UMA PROPOSTA PARA A POLÍTICA DA DIFERENÇA NA OBRA A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS DE MICHEL FOUCAULT |
PDF
|
Antônio Joaquim Pereira Neto, Lúcia Ricotta Vilela Pinto |
2297-2308 |
O ESTADO DA ARTE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ÊNFASE NAS RELAÇÕES RACIAIS |
PDF
|
Lívia Jéssica Messias de Almeida |
2309-2320 |
O ESTADO NACIONAL DE VARGAS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA: A “CONTRIBUIÇÃO” INDÍGENA. |
PDF
|
Kelly Silva Prado Andrade |
2321-2334 |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: A LEGISLAÇÃO, O PROJETO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA |
PDF
|
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
2335-2347 |
O ESTATUTO DA LINGUISTICA APLICADA PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
PDF
|
Ester Maria de Figueiredo Souza, Zeneide Paiva Pereira Vieira |
2349-2361 |
O LUGAR E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO COMO VIÉS DE ANÁLISE NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Fernanda Dione Sales de Souza, Geísa Flores Mendes |
2363-2376 |
O MULTILETRAMENTO NO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO GÊNERO FÓRUM VIRTUAL |
PDF
|
Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes |
2377-2393 |
O NOVO OPERARIADO BRASILEIRO: POLÍTICA E CONFLITOS DE CLASSE |
PDF
|
Cristiano Ferraz de Jesus |
2395-2407 |
O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DO PROFESSOR |
PDF
|
Maria Celeste Viana Aguiar Santos, Isabel Cristina de Jesus Brandão |
2409-2423 |
O PARADOXO LINGUÍSTICO EM CARTAS DE ALFORRIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA |
PDF
|
Israela Geraldo Viana Aguiar Santos, João Henrique Silva Pinto, Jorge Viana Santos |
2425-2436 |
O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR E A IGNORÂNCIA JURÍDICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CIDADANIA AMBIENTAL |
PDF
|
Fernando de Azevêdo Alves Brito, Maria de Fátima de A. Ferreira |
2437-2451 |
O PROFESSOR E AS QUESTÕES ETNICO-‐RACIAIS ENFRENTADAS DENTRO DA SALA DE AULA |
PDF
|
Mirian Dias Gonçalves, Janine Couto Cruz Macedo, Maria de Fátima de Andrade Ferreira |
2453-2462 |
O PROJETO COLUMBIA: UMA AÇÃO IMPERIALISTA? |
PDF
|
Roberto Revelino Sversuti, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
2463-2475 |
O QUE PENSAM ESTUDANTES DE LETRAS/INGLÊSSOBRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO DA LI?CRENÇAS, EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS EM DISCUSSÃO |
PDF
|
Keila Mendes dos Santos, Diógenes Cândido de Lima |
2477-2491 |
O RETORNO E A VITALIDADE DO SAGRADO NA CONTEMPORANEIDADE |
PDF
|
João Santos Cardoso |
2493-2506 |
O SER DA AFETIVIDADE NA EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR |
PDF
|
Luciana dos Santos da Cruz, Liliane Alves da Luz Teles |
2507-2520 |
O SILÊNCIO DAS CORES NO SERTÃO DA RESSACA: A DESCENDÊNCIA DE JOÃO GONÇALVES -‐ SÉCULOS XIX |
PDF
|
Martha Maria Brito Nogueira, Isnara Pereira Ivo |
2521-2532 |
O SINTAGMA ACUSATIVO NA DIACRONIA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO SOBRE A ESTABILIZAÇÃO DA ORDEM COM BASE NO CORPUS HISTÓRICO ANOTADO TYCHO BRAHE |
PDF
|
Carlos Alberto Gomes dos Santos, Cristiane Namiuti-‐Temponi |
2533-2548 |
O SUJEITO AFÁSICO, NÃO ALFABETIZADO, NA SOCIEDADE DE TRADIÇÃO ESCRITA |
PDF
|
Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
2549-2556 |
O TEMPO FAZ O MOVIMENTO E O MOVIMENTO FAZ O TEMPO: QUANDO O CONTEÚDO SE PRECIPITA ATRAVÉS DA NARRATIVA |
PDF
|
Elica Luiza Paiva |
2557-2565 |
OBSERVAÇÃO E EMERGÊNCIA (DIÁLOGO COM GILLES DELEUZE) |
PDF
|
Pedro Ramos Dolabela Chagas |
2567-2577 |
ORALIDADE E SENTIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Risonete Lima de Almeida, Dinéa Maria Sobral Muniz |
2579-2592 |
ORTOGRAFIA OITOCENTISTA: MANUSCRITOS DO SÉCULO XIX DO CORPUS DOVIC ANALISADOS POR UM SOFTWARE DE ETIQUETAGEM MORFOLÓGICA |
PDF
|
Fabio Gomes Novais, Jorge Viana Santos, Cristiane Namiuti Temponi |
2593-2603 |
OS CONTORNOS DA VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS TRABALHADORAS NO ESPAÇO DOMÉSTICO |
PDF
|
João Diógenes Ferreira dos Santos |
2605-2618 |
OS DEBATES ATUAIS SOBRE A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS |
PDF
|
Antonio Xavier da Silva, Luci Mara Bertoni |
2623-2636 |
OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA E A SUA FORMAÇÃO |
PDF
|
Susana Dias Amaral, Leila Pio Mororó |
2637-2651 |
PADRE IBIAINA E ANTÔNIO CONSELHEIRO: RELIGIOSIDADES NO INTERIOR DO MUNDO |
PDF
|
Leandro Aquino Wanderlei |
2653-2666 |
PARA ALÉM DO DIREITO: A JURIDICIDADE PLURAL NA CONTEMPORANEIDADE |
PDF
|
Fernando de Cássia Meira Oliveira |
2667-2680 |
PARINDO ATRAVÉS DA MAIÊUTICA UMA EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR |
PDF
|
Ginaldo Gonçalves Farias |
2681-2688 |
PARTICIPAÇÃO SOCIAL, DEMOCRACIA E INDETERMINAÇÃO: A SOCIEDADE A MERCÊ DO CAPITAL FINANCEIRO |
PDF
|
Aline Lima de Oliveira, Viviane Almeida Rezende |
2689-2700 |
PAX BRITANNICA: DOMÍNIO IMPERIALISTA NA GUERRA DO PARAGUAI |
PDF
|
Ramon Trindade Pellegrini, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
2701-2711 |
PERCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O TRABALHO: UM DIÁLOGO ENTRE HANNAH ARENDT E ZIGMUNT BAUMAN |
PDF
|
Jandir Silva dos Santos, Elton Moreira Quadros |
2713-2725 |
PERCURSO DAS PRÁTICAS DE “LEITURA” E “ESCRITA” NA FORMAÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA DO PORTUGUÊS POPULAR DO BRASIL: REFLETINDO SOBRE OS AGENTES |
PDF
|
Jorge Augusto Alves da Silva, Lucas Campos Santos, Valéria Viana Sousa |
2727-2738 |
POLÍTICA E INSTITUIÇÕES: FONTES PARA O ESTUDO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA BAHIA (1945-‐1965) |
PDF
|
Roberta Lisana Rocha Santos, José Alves Dias |
2739-2751 |
POLÍTICA E INSTITUIÇÕES: FONTES PARA O ESTUDO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA BAHIA (1945-‐1965) |
PDF
|
Roberta Lisana Rocha Santos, José Alves Dias |
2753-2765 |
PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: O OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE |
PDF
|
Adriana David Ferreira Gusmão, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio |
2767-2779 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE CURSARAM A FORMAÇÃO CONTINUADA GESTAR II: ESTUDO DE CASO |
PDF
|
Edivanda Pereira dos Santos, Claudinei de Camargo Sant’Ana |
2781-2790 |
PROCESSOS AVALIATIVOS E ANSIEDADE: AS IMPLICAÇÕES DAS EMOÇÕES FRENTE AOS TESTES ESCOLARES |
PDF
|
Janine Couto Cruz, Mirian Dias Gonçalves, Maria de Fátima de Andrade Ferreira |
2791-2797 |
PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA MATERIALIZADA NA CONSTRUÇÃO DA “GAZETA” DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA/ CAMPUS JEQUIÉ |
PDF
|
Elane Nardotto Rios, et alves Dias |
2799-2807 |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ÊXITO NA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE – UATI – UNEB |
PDF
|
Macelle Khouri Santos |
2809-2817 |
PRODUÇÃO MADEREIRA E PESAMENTO CONSERVACIONISTA NA ANTIGA COMARCA DE ILHÉUS 1784 – 1805 |
PDF
|
Madson Mendes dos Santos, Marcelo Henrique Dias |
2819-2830 |
PROPOSTAS E DESAFIOS DOS NOVOS MEIOS DAS ANTIGAS FONTES: A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PELA LINGUÍSTICA DE CORPUS |
PDF
|
Cristiane Namiuti-‐Temponi, Jorge Viana Santos, Cândida Mara Brito Leite |
2831-2844 |
PROSTITUIÇÃO EM DEBATE: UM OLHAR SOBRE A CRIMINALIZAÇÃO |
PDF
|
José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões |
2845-2859 |
QUANDO “PARALELOS” SE CRUZAM: O ESTADO E O NARCOTRÁFICO |
PDF
|
Glauber Andrade Silva Leal, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
2861-2873 |
QUEM EDUCA O EDUCADOR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA? CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO |
PDF
|
Elizeu Pinheiro da Cruz, Marco A. L. Barzano |
2875-2884 |
RAÇA, NAÇÃO E ETNIA: UM CONTRAPONTO ENTRE EMPIRIA E HISTORIOGRAFIA |
PDF
|
Isnara Pereira Ivo |
2885-2897 |
“RAINHAS DO LAR?”: GÊNERO E EMPREENDEDORISMO NO RAMO DE PENSIONATOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
João Reis Novaes, al et |
2899-2911 |
REFLETINDO EM CURSO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Adriana Hoffmann Fernandes, al et |
2913-2925 |
REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-‐ APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Carlos Alberto de Andrade Freitas, Eleni Alves dos Santos |
2927-2943 |
RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO: DIFICULDADES INSERIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-‐APRENDIZAGEM DE QUÍMICA |
PDF
|
Carlos Alberto Andrade Freitas, Eleni Alves dos Santos |
2945-2957 |
RELATIVISMO CULTURAL E EPISTEMOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Cláudio Félix dos Santos |
2959-2971 |
RELIGAÇÃO DE SABERES: DIÁLOGOS ENTRE RELIGIÃO AFRO-‐BRASILEIRA, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS DE SOCIABILIDADES |
PDF
|
Luciano Lima Souza, Maria de Fátima de Andrade Ferreira |
2973-2984 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADE DE GÊNERO: NARRATIVAS DE PAIS E MÃES ACERCA DO SER MENINA NA INFÂNCIA |
PDF
|
Sueli Biano Santos, al et |
2985-2997 |
SABERES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Sandra Mara Vieira Oliveira |
2999-3005 |
SABERES PEDAGÓGICOS E DESEMPENHO DO ALUNO NA EJA |
PDF
|
Maria de Fátima de Andrade Ferreira |
3007-3020 |
SALA DE AULA: UM RELATO DE ESTUDO EMPÍRICO NO CAMPO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM |
PDF
|
Luziêt Maria Fontenele Gomes, Monica Matos Anunciação |
3021-3033 |
SINDICATOS E CORPORATIVISMO EM VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Alexandre de Jesus Santos, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
3035-3044 |
SOBRE AS FORMAS DE SE APRENDER COM O CINEMA: UM ESTUDO SOB A FUNÇÃO DO DOCUMENTO/MONUMENTO DA AGENDA-‐DIÁRIO DE LEANDRO KONDER |
PDF
|
Rodrigo Robert Porto |
3045-3057 |
TECNOCIÊNCIA, UM ENSAIO CRÍTICO |
PDF
|
Orlando José Ribeiro de Oliveira Cortes, Marília Flores Seixas de Oliveira |
3059-3072 |
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA INTERLOCUÇÃO COM CATEGORIAS DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO |
PDF
|
Fátima Moraes Garcia |
3073-3085 |
TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATIVIDADE RELACIONAL |
PDF
|
Eronilda Maria Góis de Carvalho |
3087-3102 |
TRABALHO INFORMAL: ENTRE A PRECARIZAÇÃO E O DESEMPREGO |
PDF
|
Adma Viana Bezerra, vSócrates Oliveira Menezes |
3103-3121 |
TRADIÇÃO E CULTURA NA CHAPADA DIAMANTINA (BA): UM ESTUDO SOBRE FOLIAS DE REIS |
PDF
|
Ildimar França |
3123-3136 |
TRAJETÓRIAS PERCORRIDAS PELA ESCOLA DE MEDICINA (UFBA): POSSIBILIDADES CURRICULARES A PARTIR DA METODOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (MBE) |
PDF
|
Wagner Rodrigues de Assis Soares, Nandyara Souza Santos |
3139-3152 |
TRAMAS E TENSÕES NA TECITURA DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: POR UMA HERMENÊUTICA CRÍTICA |
PDF
|
Sandra Suely de Oliveira Souza |
3153-3165 |
TUPINAMBÁ NHEENGA: DICIONÁRIO ESCOLAR DO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, BA |
PDF
|
Clara Carolina Souza Santos, Consuelo de Paiva Godinho Costa |
3167-3180 |
UM ESTUDO SOBRE A (RE) CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM NA AFASIA: PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO |
PDF
|
Lucélia Teixeira Santos Santana, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3181-3188 |
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
PDF
|
Stela de Jesus Silva, Glauber Barros Alves Costa |
3189-3203 |
UM OLHAR DA DIDÁTICA FRANCESA: AS INTERRELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO, ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO |
PDF
|
Luiz Marcio Santos Farias, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
3205-3224 |
UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO CONCEITO DE CIDADANIA REPRESENTADA SOCIALMENTE PELOS EDUCADORES DA IPAM– INSTITUTO DE PROMOÇÃO E AMPARO AO MENOR DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA – BA |
PDF
|
Soane Santos Silva, Lilian Moreira Cruz |
3225-3238 |
UMA DISCUSSÃO DO PROJETO DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL: CONHECER PARA PRESERVAR DESENVOLVIDA PELOS DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO MÉDIO NO PARQUE MUNICIPAL DA MATINHA EM ITAPETINGA-‐BA |
PDF
|
Nádia Amorim Pereira, al et |
3239-3249 |
UMA DISCUSSÃO SOBRE O CURRÍCULO DISCIPLINAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA |
PDF
|
Ângelo Sérgio Santos da Silva |
3251-3263 |
UMA LEITURA DE ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO NO CONTEXTO PÓS-‐ MODERNO À LUZ DA ARTE E POÉTICA |
PDF
|
Raimundo Lopes Matos |
3265-3277 |
UMA VOZ LEGÍTIMA, UM SUJEITO DA PALAVRA: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL E SUAS NARRATIVAS |
PDF
|
Maximiano Martins de Meireles |
3291-3304 |
USO DE WEBLOG NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Aurelane Alves Santana, Nerêida Ma. S.Mafra Benedictis |
3305-3319 |
VIOLÊNCIA: MAL-‐ESTAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Tânia Rocha Andrade Cunha |
3321-3333 |
VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: BRINCADEIRA OU BULLYING? |
PDF
|
Neide Rodrigues Santos Silva, Dulcinéia da Silva Adorni |
3335-3347 |
“VOZES” DOCENTES: A PROPOSTA DO CICLO E SUA PRÁTICA EFETIVA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA-‐BA |
PDF
|
Zizelda Lima Fernandes |
3349-3362 |
WALTER, GUIDO, LUIZ ORLANDO: APRENDIZADO GERACIONAL NA EXPERIÊNCIA DO CINEMA |
PDF
|
Veruska Anacirema Santos da Silva |
3363-3375 |