A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Ana Lúcia Santos Souza, Daisi Teresinha Chapani |
1-12 |
A INTERFACE DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE EM PERÍODICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
PDF
|
Lucinéa Gomes de Jesus, Julio César Castilho Razera |
13-26 |
ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA-‐TECNOLOGIA-‐SOCIEDADE) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSÍVEIS RELAÇÕESE QUESTIONAMENTOS |
PDF
|
Maria de Lourdes Oliveira Porto, Daisi Teresinha Chapani |
27-38 |
ANÁLISES DIDÁTICAS À LUZ DA TEORIA ANTROPÓLOGICA DO DIDIDÁTICO |
PDF
|
Luiz Marcio Santos Farias, Sulamita da Mota Silva Maia, Karolina Santos Neves |
39-56 |
CIÊNCIA EM QUESTÃO: O QUE PENSAM ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UESB SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO? |
PDF
|
Anete Charnet Gonçalves da Silva, Ana Maria dos Santos Rocha, Renato Pereira de Figueiredo |
57-70 |
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO MAIS  |
PDF
|
Anderson Souza Neves, Luiz Márcio Santos Farias |
71-86 |
DISSERTAÇÔES DA “MAESTRIA EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS EXPERIMENTALES” DA FACULDADE DE BIOQUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNL-‐AR: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES4 |
PDF
|
Maria Cristina Nunes Cabral, Héctor Santiago Odetti |
87-96 |
FIABILIDAD EN CUESTIONARIOS. ESTUDIO LONGITUDINAL DE LAS COMPETENCIAS CIENTÍFICAS DE ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS ARGENTINOS EN EL CICLO BÁSICO DE LAS CARRERAS DE BIOQUÍMICA Y BIOTECNOLOGÍA |
PDF
|
Cláudia B. Falicoff, Diego Manni |
97-105 |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA NA REGIÃO CENTRO SUL DA BAHIA. HISTÓRICO, IMPACTOS E PERSPECTIVAS |
PDF
|
Ferdinand Martins da Silva, Lívia Diana Rocha Magalhães, Wagner Duarte Jose |
107-116 |
FRAGILIDADES NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E DIDÁTICO DO FUTURO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS SOBRE AS OPERAÇÕES BÁSICAS NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL |
PDF
|
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Juliana Rodrigues Ferreira, Pedro SouzaFagundes |
117-132 |
IDENTIDADE DOCENTE DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE COM SONHADORA |
PDF
|
Zenilton Gondim Silva, Tânia Rocha Cristina Silva Gusmão |
133-145 |
IMPACTOS DAS RELAÇÕES PESSOAIS E INSTITUCIONAIS NO TRABALHO COM GEOMETRIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
147-159 |
MATEMÁTICA E EMOÇÕES: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Luciana Correia de Amorim, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Izaura Alves da Silva |
161-174 |
MIRADA DEL ALUMNADO SOBRE UNA EXPERIENCIA DE ARTICULACIÓN UNIVERSIDAD-‐ESCUELA SECUNDARIA EN CIENCIAS EXPERIMENTALES |
PDF
|
Adriana E. Ortolani, Tânia C.R.S. Gusmão, Héctor S. Odetti |
175-186 |
MODELIZACIÓN MATEMÁTICA DE LA LEY DE OHM. UNA EXPERIENCIA DE TRABAJO AÚLICO |
PDF
|
María Florencia Walz, Paula Andrea Ricardi, Liliana Taborda |
187-197 |
O CONCEITO DE ENTROPIA E AS LEIS DA TERMODINÂMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA |
PDF
|
Jornandes Jesús Correia, Wagner Duarte José |
199-212 |
O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: A CONSTRUÇÃO HISTÓRIA DAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Flávia Oliveira Barreto da Silva, Jorge Costa do Nascimento |
213-226 |
PLANILHAS ELETRÔNICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE E DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR |
PDF
|
Jesus Mário Cardoso dos Santos, Tácio Luís de Andrade Conceição, Priscila d’Almeida Ferreira |
227-245 |
UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST À LUZ DA TEORIA DASSITUAÇÕES |
PDF
|
Edmo Fernandes Carvalho, Luiz Márcio Santos Farias |
247-259 |
A ARTE A PARTIR DO LIXO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PIBID-‐EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Scarlat Inês de Jesus Santos, Uandra Costa Fernandes, Daniela Marques Alexandrino |
261-271 |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MARCOS DO CAPITAL: REFLEXÕES A PARTIR DA “COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO” |
PDF
|
Cassiana Mendes dos Santos Almeida, Vânia Marques Pinto |
273-286 |
AS LINHAS QUE CONTORNAM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO RIO GRANDE DO SUL |
PDF
|
Edlene Santos Oliveira |
287-300 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E CRISE DA SOCIABILIDADE DO CAPITAL: PROBLEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES |
PDF
|
Cláudio Félix dos Santos Guimarães, David Romão Teixeira |
301-312 |
PERSPECTIVAS DE ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO SEM-‐TERRA: O USO DAS CATEGORIAS DO UNIVERSAL, PARTICULAR E SINGULAR |
PDF
|
Fátima Moraes Garcia |
313-325 |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS LINHAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Léia Nascimento da Silva, Naíla Santos Lima, Jakline Milena de Oliveira Soares |
327-342 |
PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA: CONFLITO EM GOIÁS, IGREJA E TRABALHADORES RURAIS EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA |
PDF
|
Amone Inacia Alves Oliveira |
343-360 |
TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Claudia Tavares Santos, Flávia Oliveira Carvalho Silva, Maria Aparecida de Oliveira Fontes |
361-372 |
A ESCOLA TÉCNICA ATUAL E O DESAFIO DO CONHECIMENTO INTEGRADO |
PDF
|
Ione dos Santos Rocha, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
373-384 |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA COMO LEGITIMADORA IDEOLÓGICA DA SOCIEDADE CAPITALISTA: O ÂMBITO REGIONAL EM FOCO |
PDF
|
Alexandre de Jesus Santos, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
385-398 |
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO COMO ELEMENTO DE PRODUÇÃO/REPRODUÇÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE |
PDF
|
Kézia Louzada Boa-‐Sorte, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
399-411 |
A RECEPÇÃO CRÍTICA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CAMILLO DE JESUS LIMA SOB O OLHAR DA CRÍTICA |
PDF
|
Esmeralda Guimarães Meira, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
413-424 |
AS CONTRADIÇÕES DO CAPITAL NO ESPAÇO AGRÁRIO EM SERRA DO RAMALHO/BA |
PDF
|
Maria Ieda da Silva Viana, Edna de Souza Costa, Maria Goreth e Silva Nery |
425-435 |
AS IDEOLOGIAS DO CAPITAL PARA O CAMPO BRASILEIRO: O AGRONEGÓCIO E A AGRICULTURA FAMILIAR |
PDF
|
Suzane Tosta Souza, Jânio Roberto Diniz dos Santos |
437-467 |
AS IDEOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO E DA MODERNIZAÇÃO COMO FORMAS DE CONTROLE SOCIETAL DO CAPITAL |
PDF
|
Suzane Tosta Souza, Jânio Roberto Diniz dos Santos |
469-493 |
EFEITOS DA MEMÓRIA DA CIÊNCIA NO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO SCIENCEBLOGS BRASIL |
PDF
|
Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes |
495-507 |
O ALUNO COMO AGENTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
PDF
|
Aletícia Alves Meira, Maria Aparecida Silveira |
509-523 |
O SENTIDO DA PRODUÇÃO MATERIAL E IMATERIAL NO SISTEMA CAPITALISTA |
PDF
|
Danilo Bandeira dos Santos Cruz, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
525-538 |
PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC): A GÊNESE DO NARCOTERRORISMO NO BRASIL |
PDF
|
Paulo Tarso Mascarenhas Pedreira, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
539-551 |
EVOLUÇÃO E CULTURA: UMA HISTÓRIA DO SUJEITO |
PDF
|
Juliana de Orione Arraes Fagundes |
553-565 |
FILOSOFIA E PSICOLOGIA NA OBRA DE WILLIAM JAMES: UMA NOTA INTRODUTÓRIA SOBRE O PROBLEMA DO SUJEITO |
PDF
|
Paulo Gilberto Bertoni |
567-577 |
PERCEPÇÃO E FENÔMENO EM MERLEAU-‐PONTY |
PDF
|
Matheus Hidalgo |
579-593 |
PESSOA E PROMESSA EM PAUL RICOEUR: NO CAMINHO DAS INSTITUIÇÕES JUSTAS |
PDF
|
Roberto Roque Lauxen |
595-607 |
A PREVALÊNCIA DO USO DE ÁLCOOL ENTRE OS ESTUDANTES DE HISTÓRIA |
PDF
|
Géssica de Jesus Soares, Luci Mara Bertoni |
609-621 |
ÁLCOOL E DROGAS: O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL COMO INTERLOCUTOR JUNTO AO PUBLICO INFANTO-‐ JUVENIL |
PDF
|
Angela Viana Machado Fernandes |
623-635 |
AS PERSPECTIVAS DO PROFESSOR E ALUNO QUANTO AO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ESTUDO DA TEMÁTICA DAS DROGAS |
PDF
|
Géssica Oliveira Bezerra, Sandra Santos Nascimento, Giselle Santos Gomes |
637-643 |
AS REPRESENTAÇÕES DO USO DE DROGAS ENTRE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA E DAS MULHERES NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA |
PDF
|
Antônio Xavier da Silva, Andressa Mendes da Silva Dias, Luci Mara Bertoni |
645-655 |
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Roberta Sousa de Oliveira, Luci Mara Bertoni |
657-669 |
DROGAS E MARGINALIZAÇÃO ESCOLAR |
PDF
|
Débora Neri dos Santos, Luci Mara Bertoni, Silvia Regina Marques Jardim |
671-683 |
FESTA DE SÃO GONÇALO: A RELAÇÃO ENTRE A FESTIVIDADE E O CONSUMO DE ÁLCOOL |
PDF
|
Géssica de Jesus Soares, Luci Mara Bertoni, Silvia Regina Marques Jardim |
685-697 |
GENERO E JUVENTUDE RURAL: DIARIOS COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS |
PDF
|
Silvia Regina Marques Jardim |
699-710 |
RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A PROFESSOR/A: JUVENTUDE E GÊNERO |
PDF
|
Zizelda Lima Fernandes |
711-722 |
REPRESENTAÇÕES DE ALCOOLISTAS NAS TELENOVELAS |
PDF
|
Isamara Mendes da Silva Dias, Luci Mara Bertoni, Silvia Regina Marques Jardim |
723-736 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUANTO AO USO E ABUSODO ÁLCOOL NO POVOADO DO SIMÃO |
PDF
|
Juralha da Silva Souza, Luci Mara Bertoni |
737-749 |
A “MÁQUINA” DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA MODERNA NO BRASIL: OS GRUPOS ESCOLARES E SUA FUNÇÃO SOCIAL DE NORMATIZAR NA PASSAGEM PARA O SÉCULO XX |
PDF
|
Mariana Rodrigues Piccolo, Karina Pereira Pinto |
751-762 |
A APROPRIAÇÃO DA CATEGORIA TEMPO NOS ESTUDOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS DISPONIVEIS NA MIDIA ELETRONICA: UMA PRIMEIRA VISITA |
PDF
|
Nerêida Maria Rocha Magalhães, Shirlene Santos Mafra Benedictis, Lívia Diana Rocha Magalhães |
763-775 |
A COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL COLONIAL: ARTE BARROCA, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO |
PDF
|
Ana Palmira B. S. Casimiro, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria Cleidiana Oliveira de Almeida |
777-788 |
A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1824 E A RELAÇÃO IGREJA E ESTADO NO BRASIL IMPERIAL |
PDF
|
Daniella Miranda Santos, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro |
789-800 |
A EDUCAÇÃO INSTITUCIONAL ENQUANTO INSTRUMENTO IDEOLÓGICO DA CLASSE DOMINANTE |
PDF
|
Danilo Bandeira dos Santos Cruz, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
801-811 |
A EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO |
PDF
|
Lucineide Santos Silva |
813-822 |
A EDUCAÇÃO SOB O OLHAR JORNALÍSTICO DO “O ITABERABA” |
PDF
|
Edilaine dos S. Silva |
823-834 |
A ESCRAVIDÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL DE JOAQUIM SILVA NA ERA VARGAS (1930-‐1945) |
PDF
|
Carine dos Anjos Sampaio, Maria Cristina Dantas Pina |
835-849 |
A MEMÓRIA COLETIVA E A FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA–BA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
PDF
|
Luciana Canário Mendes, Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho |
851-858 |
A PEDAGOGIA JESUÍTICA NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS ÚNICAS, CONQUISTAS E VICISSITUDES NO ENTARDECER COLONIAL |
PDF
|
Ana Palmira B. S. Casimiro, Camila Nunes Duarte Silveira, Maria CleidianaMaria Cleidiana Oliveira Maria Cleidiana Oliveira de Almeida |
859-870 |
A PESQUISA NO CAMPO DA MEMÓRIA: OS DILEMAS DA METODOLOGIA DA PESQUISA NA TESE DE DOUTORADO – UM ESTUDO EMBRIONÁRIO |
PDF
|
Shirlene Santos Mafra Medeiros, Maria Eugênia de Montes Castanho |
871-882 |
A POLÍTICA EDUCACIONAL NA REFORMA DO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA |
PDF
|
Estácio Moreira da Silva, Irma Márcia Veloso Ledo, Lívia Diana Rocha Magalhães |
883-894 |
A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAETITÉ: UMA PERSPECTIVA VOLTADA PARA O LIVRO DIDÁTICO |
PDF
|
Laís Laís dos Santos Sampaio, Antonieta Miguel |
895-903 |
A TEORIA DA MEMÓRIA COLETIVA: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS PESQUISAS SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES |
PDF
|
Camila Nunes Duarte Silveira, Gilneide de Oliveira Padre Lima, Lívia Diana Rocha Magalhães |
905-915 |
A TRAJETÓRIA PESSOAL E PROFISSIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS: A ESCOLHA DO MAGISTÉRIO COMO UM ESPAÇO DE SUPERAÇÃO DE UMA HISTÓRIA DE EXCLUSÃO |
PDF
|
Maria José Mariano |
917-927 |
ANÁLISE SOBRE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Elisamar Brito dos Santos, Regina Menezes Alves, Ubirajara Couto Lima |
929-941 |
DITADURA CIVIL-‐MILITAR NO BRASIL: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO DA PRODUÇÃO NA AREA DE EDUCAÇÃO |
PDF
|
Daniela Moura Rocha de Souza, Luciana Canário Mendes, Lívia Diana Rocha Magalhães |
955-963 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O ÍNDICE DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO AMORIM, BARRA DO CHOÇA – BA |
PDF
|
Rafael Carvalho Santos, Francisco Alves Gomes, Nivaldo Vieira de Santana |
965-978 |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: BREVE ANÁLISE DOS PRIMEIROS FRUTOS DO CENTRO TERRITORIAL DO SERTÃO PRODUTIVO/CAETITÉ-‐BA |
PDF
|
Waldirene Magna Guimarães Pimentel, Rosany Kátia Vilasboas Moreira Silva, Jeovângela de Matos Rosa Ribeiro |
979-988 |
EFEITOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: EXPLORAÇÃO, EXCLUSÃO SOCIAL E O ADOECIMENTO DO TRABALHADOR |
PDF
|
Ana Patrícia Dias Amaral, Francisco José Lima Sales |
989-1001 |
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL |
PDF
|
Gracilene Mendes de Souza Nogueira, Maria Iza Pinto de Amorim Leite |
1003-1013 |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PERCURSO HISTÓRICO |
PDF
|
vGezilda Borges de Souza, Renata Meira Veras, Vitória Ferreira Barreto |
1015-1026 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA NA “CEFETIZAÇÃO”176 DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DA BAHIA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO |
PDF
|
Gilneide de Oliveira Padre Lima, Sérgio Castanho |
1027-1038 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
PDF
|
Luciana Canário Mendes, Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro |
1039-1049 |
HISTÓRIA LOCAL E EDUCAÇÃO |
PDF
|
Ruy Hermann Araújo Medeiros, Sérgio Eduardo Montes Castanho |
1051-1062 |
HISTORIOGRAFIA BRASILIANISTA EM QUESTÃO: A OBRA DE ROLLIE EDWARD POPPINO |
PDF
|
Larissa Penelu Bitencourt Pacheco |
1081-1091 |
LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO: RETICÊNCIAS E EMINÊNCIAS DE ESTUDOS SOBRE LEITURA E ESCRITA |
PDF
|
Lígia Pires da Silva, Margareth Correia Fagundes Costa, Renata de Oliveira Gonçalves |
1093-1105 |
LETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE, NOVAS TECNOLOGIAS DE LINGUAGEM: DESAFIOS DA ERA CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes, Jandil Silveira de Oliveira, Keila Soares da Silva |
1107-1119 |
MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA MÚSICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA HERANÇA RELIGIOSA E FAMILIAR (1950-‐ 2000) |
PDF
|
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Priscila Correia de Sousa Carneiro |
1121-1128 |
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Janice de Sena Nicolin, Cíntia Maria Luz P. de Souza |
1129-1141 |
MEMÓRIA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CENTRO-‐SUL DA BAHIA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX -‐ UM ENSINO POSITIVISTA SUSTENTANDO A DISCIPLINA |
PDF
|
Edileusa Santos Oliveira Campos, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro |
1143-1155 |
MEMÓRIA E IDEOLOGIA: REPRESENTAÇÕES DE HOMENS E MULHERES ACERCA DO MUNDO DO TRABALHO NO SHOPPING CENTER |
PDF
|
Roney Gusmão do Carmo, Ana Elizabeth Santos Alves |
1157-1167 |
MÍDIA E MEMÓRIA: DO CASO DANIELLA PEREZ À PREVISÃO DO HOMICÍDIO QUALIFICADO NA LEI DE CRIMES HEDIONDOS |
PDF
|
Corália Thalita Viana Almeida Leite, Lívia Diana Rocha Magalhães |
1169-1181 |
MUSEU PEDAGÓGICO: UMA INTERLOCUÇÃO COM OS PROBLEMAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
PDF
|
Hergon Henrique Brito Ramalho Leite, Elís Saraiva Santana, Lívia Diana Rocha Magalhães |
1183-1191 |
MUSEUS VIRTUAIS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIGITAIS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA |
PDF
|
Karla Colares Vasconcelos, José Rogério Santana |
1193-1204 |
NEGRAS GUERREIRAS: O PAPEL FEMININO E SUAS CONQUISTAS PARA COMUNIDADES TRADICIONAIS |
PDF
|
Leila Maria Prates Teixeira |
1205-1217 |
NO LIMIAR DO SÉCULO XXI, SEGREDOS BEM GUARDADOS: MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA COZINHA DE SANTO |
PDF
|
Luciano Lima Souza, Marcello Moreira |
1219-1232 |
O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA: O PROFESSOR ENQUANTO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
PDF
|
Chirlei Alves dos Santos, Joscimara Nunes Lemos, Nunes Lemos |
1233-1247 |
O TRABALHO (IN) FORMAL DAS PESSOAS QUE VIVEM DO COMÉRCIO DE ARTIGOS RELIGIOSOS NAS ROMARIAS DE BOM JESUS DA LAPA: A MEMÓRIA E A RELIGIOSIDADE NA PRODUÇÃO DA SOBREVIVÊNCIA |
PDF
|
Karolyny de Oliveira Almeida, Ana Elizabeth Santos Alves |
1249-1261 |
O TRABALHO E A VIDA RURAL EM COMUNIDADES ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA |
PDF
|
Ana Elizabeth Santos Alves, Edileia Rodrigues Lima, Tânia Maria Rodrigues da Rocha |
1263-1279 |
ORALIDADE E CULTURA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇAO NA EJA |
PDF
|
Gilvan dos Santos Sousa |
1281-1293 |
PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRIA, MEMÓRIA E TURISMO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE MUCUGÊ -‐ BA EM RELAÇAO À ARQUITETURA DO LUGAR |
PDF
|
vGardênia Tereza Jardim Pereira |
1295-1307 |
PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SOBRE A VIOLÊNCIA NO TRABALHO |
PDF
|
Wéltima Teixeira Cunha |
1309-1321 |
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS DO GESTOR NO CONTEXTO ATUAL |
PDF
|
Girlane Costa Ribeiro, Lívia Diana Rocha Magalhães |
1323-1334 |
QUILOMBOLAS EM BUSCA DA INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA |
PDF
|
Tânia Maria Rodrigues da Rocha, Ana Elizabeth Santos Alves |
1335-1345 |
REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Cleide Selma Pereira Santos, Maria José Soares Freire Inácio, Elisângela Soares Ribeiro |
1347-1358 |
REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E EJA NA BAHIA |
PDF
|
Maria Cláudia Meira Santos Barros, Maria Inês Meira Santos Brito |
1359-1375 |
REVISITA INICIAL SOBRE OS PAPÉIS SOCIAIS DAS MULHERES NA HISTÓRIA |
PDF
|
Iara Dias dos Santos, Ana Elizabeth Santos Alves, Bruna Ferreira dos Santos |
1377-1388 |
UM ESTUDO DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO: ESPECIFICIDADES DO RECÔNCAVO FUMAGEIRO DA BAHIA |
PDF
|
Elizabete Pereira Barbosa |
1389-1400 |
A DISSOCIAÇÃO ENTRE GEOGRAFIA FÍSICA E GEOGRAFIA HUMANA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA ADOTADO NO CETEP (CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO DO SERTÃO PRODUTIVO) |
PDF
|
Ana Valéria Ferreira da Silva, Danilo Figueiredo dos Santos, Jeane Pinto Teixeira |
1401-1411 |
A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO |
PDF
|
Sara Rejane Carvalho Matos, Wanderson Oliveira Santos |
1413-1425 |
A REPRESENTAÇÃO DO TERRITÓRIO PARA O MST: O CASO DO ASSENTAMENTO AMARALINA EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA |
PDF
|
Laily Souza Benedictis, Nereida Ma S. Mafra Benedictis |
1445-1457 |
A REPRODUÇÃO DOS VALORES CAMPONESES NA SOCIEDADE CONTRADITÓRIA DO CAPITAL |
PDF
|
Suzane Tosta Souza, Jânio Roberto Diniz dos Santos, Jânio Roberto Diniz dos Santos |
1459-1484 |
APORTES TEÓRICOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MEMÓRIA SOCIAL, A NATUREZA, O MEIO AMBIENTE E O ESPAÇO GEOGRÁFICO |
PDF
|
Urânia Teixeira Amaral, Nerêida Maria Santos Mafra Benedictis |
1485-1493 |
AS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS NO PNLD DE GEOGRAFIA |
PDF
|
Adriana Cruz Veiga, Glauber Barros Alves Costa |
1495-1507 |
CIBERESPAÇO COMO UM LUGAR DE MEMÓRIA E O PROCESSO DE VIRTUALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO |
PDF
|
Éden Silva Novais, Geísa Flores Mendes |
1509-1521 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE ATUAL EM VITORIA DA CONQUISTA-‐ BAHIA |
PDF
|
Renata Santos Soares, Glauber Barros Alves Costa |
1523-1535 |
EMERGÊNCIA DA EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL A PARTIR DA FALÊNCIA DA MODERNIDADE |
PDF
|
Celeste Dias Amorim, Luiz Artur dos Santos Cestari |
1537-1549 |
ENTRE A ESCOLA, O TRABALHO E A VIDA: MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES RURAIS SOBRE A INFÂNCIA |
PDF
|
Pâmela Pitágoras Freitas Lima, Lívia Diana Rocha Magalhães |
1551-1562 |
ENTRE O CANTAROLAR DAS FACAS E O CESSAR DA FARINHA: UMA COMUNIDADE, UMA LEITURA, UMA MEMÓRIA |
PDF
|
Marisa Oliveira Santos |
1563-1574 |
EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB: O CASO DA TURMA 2012.1 |
PDF
|
Patrícia Godoia Garcia Sousa Teixeira, Débora Paula de Andrade Oliveira, Fernanda Viana de Alcantara |
1577-1589 |
IDENTIDADE E TERRITÓRIO POPULAR NA FEIRA LIVRE: UMA ANÁLISE SOBRE A FEIRA DO ACARI EM MARAGOJIPE-‐BAHIA |
PDF
|
Hellen Mabel Santana Silva, Eduardo Oliveira Miranda, Ewerton de Santana Monteiro |
1591-1602 |
INDÚSTRIA, TRABALHO E MEMÓRIA DO ESPAÇO DE MORADIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA –BA |
PDF
|
Miriam Cléa Coelho Almeida, Verônica Ferraz de Oliveira |
1603-1614 |
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE |
PDF
|
Lucineide Alves da Silva, Geisa Flores Mendes |
1615-1628 |
MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS DIFERENTES CURRÍCULOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UESB |
PDF
|
Tais Pires da Silva, Adriana David Ferreira Gusmão |
1629-1638 |
MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS E VIVÊNCIASDE PESQUISA |
PDF
|
Camila Amorim Neto Santos, Bruna Guerra Soares Pinheiro, Geisa Flores Mendes |
1639-1647 |
MEMÓRIAS E INCURSÕES SOBRE COMPROMISSO E ÉTICA NA/DA FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Gaetana de Brito Palladino Pereira, Luciano Palladino Pereira |
1649-1663 |
O ENSINO DA GEOGRAFIA POR MEIO DA CATEGORIA PAISAGEM |
PDF
|
Aline de Sousa Oliveira, Geísa Flores Mendes, Nerêida Ma Santos Mafra Benedictis |
1665-1674 |
O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENTRE MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
PDF
|
Geisa Flores Mendes |
1675-1687 |
O USO DAS PLANTAS SAGRADAS NAS RELIGIÕES AFRO-‐BRASILEIRAS:UM ESTUDO DE CASO NOS ESPAÇOS RELIGIOSOS DA UMBANDA DE POÇÕES-‐BA |
PDF
|
Celio Silva Meira, Marilia Flores Seixas de Oliveira |
1689-1700 |
PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E AS MEMÓRIAS DOS RIBEIRINHOS DO RIO PARDO NA BAHIA |
PDF
|
Nádia Cristina Moraes Sampaio Gobira |
1701-1713 |
PARQUE BATEIAS: (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO, IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GEOAMBIENTAIS |
PDF
|
Manara Teles Santos |
1715-1727 |
REENCONTRO COM O SERTÃO |
PDF
|
Fernanda Ramos Lacerda, Geisa Flores Mendes |
1729-1738 |
TERRITÓRIO DA LUTA, TERRITÓRIO DA VIDA: A RELAÇÃO COM A TERRA E A REPRODUÇÃO CAMPONESA NO ASSENTAMENTO DO PROJETO CASULO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA |
PDF
|
Aline Farias Fialho, Janio Roberto Diniz dos Santos, Suzane Tosta Souza |
1739-1750 |
A ASSOCIAÇÃO TIPOGRÁFICA BAIANA: UMA MUTUAL DE OFÍCIO NA SALVADOR DOS SÉCULOS XIX E XX |
PDF
|
Humberto Santos de Andrade |
1751-1762 |
A TRANSIÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA E A CONSTITUIÇÃO DO “PODER PARALELO” NO FINAL DO SÉCULO XX: EM BUSCA DE UMA POSSÍVEL RELAÇÃO |
PDF
|
Glauber Andrade Silva Leal, José Rubens Mascarenhas de Almeida |
1763-1775 |
A UDN NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1960: ENTRE O REALISMO JURACISISTA E O POPULISMO JANISTA |
PDF
|
José Alves Dias, Roberta Lisana Rocha Santos |
1777-1788 |
APONTAMENTOS SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA NA VISÃO DE UM MILITANTE DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL |
PDF
|
Luan Eloy Oliveira, Maria Aparecida Silva de Sousa |
1789-1800 |
MEMÓRIA E EXPLORAÇÃO MADEIREIRA NA CAPITANIA DE ILHÉUS DO SÉCULO XVIII: TRABALHO E CONEXÕES |
PDF
|
Madson Mendes dos Santos, Isnara Pereira Ivo |
1801-1812 |
O DIREITO, O QUE É? CONSTRUCTO HISTÓRICO-‐CONCEITUAL EM FACE DAS PERSPECTIVAS POSITIVISTA E PÓS-‐POSITIVISTA |
PDF
|
Glauber Lacerda, Argemiro Ribeiro de Souza Filho |
1813-1824 |
O MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI E A GESTÃO DE CARLOS ESTEVÃO DE OLIVEIRA (1930-‐1945) |
PDF
|
Rafaela Paiva Costa |
1825-1833 |
O SENADO DA CÂMARA DE SALVADOR NA CRISE DE INDEPENDÊNCIA, 1821-‐1823 |
PDF
|
Edileusa Santos Carvalho, Maria Aparecida Silva de Sousa |
1835-1847 |
POLÍTICA E EPIDEMIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA (1920-‐1928) |
PDF
|
Tatiane Pereira Amorim Rocha Magalhães |
1849-1860 |
POLÍTICA E FILANTROPIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA: A TRAJETÓRIA DO MÉDICO CRESCÊNCIO DA SILVEIRA (1916-‐1952) |
PDF
|
Cleide de Lima Chaves Rocha Magalhães, André Moreira da Silva |
1861-1873 |
SIGNIFICADO HISTÓRICO DO RECONHECIMENTO JURÍDICO DA ALIMENTAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
PDF
|
Caroline Dias de Oliveira Silva, Argemiro Ribeiro de Souza Filho |
1875-1888 |
VENTURAS E DESVENTURAS DE UM PRESIDENTE DE PROVÍNCIA NO IMPÉRIO: O CASO DE MANOEL DE CARVALHO PAES DE ANDRADE EM PERNAMBUCO (1834-‐1835) |
PDF
|
Manoel Nunes Cavalcanti Junior |
1889-1900 |
A ÉTICA COMO FUNDAMENTO PARA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Cleiton Santos Nunes Rocha Magalhães, Jorge Miranda de Almeida |
1901-1913 |
DA LIBERDADE À SERVIDÃO. O DISCURSO DA LEGALIDADE E A CRISE ÉTICA NO MUNDO GLOBALIZADO |
PDF
|
Edna Maria Souza Rabelo, Jorge Miranda de Almeida |
1915-1927 |
MODOS E CONDIÇÕES DE VIDA DE PESSOAS COM ALBINISMO: O VISÍVEL E O IMPERCEPTÍVEL |
PDF
|
Nivaldo Vieira de Santana |
1929-1938 |
O DEVER DE MEMÓRIA E A FORMA SUPREMA DE ESQUECIMENTO DO FILÓSOFO PAUL RICOEUR |
PDF
|
Antônio Joaquim Pereira Neto |
1939-1951 |
O PODER DA LINGUAGEM NO PROCESSO EDUCACIONAL |
PDF
|
Jaquissom Aguiar Guimarães, Jorge Miranda de Almeida |
1953-1965 |
PAUL RICOEUR E A QUESTÃO DA MEMÓRIA E DO RECONHECIMENTO DE SI |
PDF
|
Elton Moreira Quadros, Jorge Miranda de Almeida |
1967-1978 |
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE KANT AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS |
PDF
|
Mariana Torreão Monte, Marcia Azevedo Campos |
1979-1985 |
A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E AS RELAÇÕES DE PODER E CONTROLE EXPRESSAS NO TEXTO DOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS |
PDF
|
Wagner Ribeiro Aguiar, Neomar Lacerda da Silva |
1987-1998 |
A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E SEUS FIOS CONDUTORES DE LUZ |
PDF
|
Luciana dos Santos da Cruz |
1999-2011 |
A SIMPLICIDADE, A COMPLEXIDADE E A MULTIRREFERENCIALIDADE: CAMINHOS QUE SE ENTRELAÇAM |
PDF
|
Maria Antonieta de Campos Tourinho |
2013-2027 |
ABDUÇÃO E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA |
PDF
|
Antonio Carlos dos Santos Gonçalves Rocha Magalhães, Kátia Vinhático Pontes |
2029-2041 |
ANÁLISES DE DESVIO DE PERFORMANCE EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES |
PDF
|
Carlos Nestor de Albuquerque Moreira Rocha Magalhães |
2043-2061 |
ENSINO NÃO FORMAL E TEATRO EM COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO |
PDF
|
Anita Cione Tavares Ferreira da Silva |
2063-2074 |
FELICIDADE EM ARISTÓTELES |
PDF
|
Larisse Silva Andrade Silva Andrade, Maria Rita Santos |
2075-2081 |
FREIRE E KIERKEGAARD: A EDUCAÇÃO COMPREENDIDA ENQUANTO UMA PRÁTICA ÉTICA |
PDF
|
Patrícia Silva Souto Maior, Jorge Miranda de Almeida |
2083-2095 |
GESTÃO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO NA ESFERA PÚBLICA: PANORAMA ORGANIZACIONAL NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Rodrigo Fabiano Souza dos Santos, Shirlene Lopes de Macêdo Santos |
2097-2118 |
HIPERDISCIPLINARIZAÇÃO E EGOCENTRISMO EPISTEMOLÓGICO: ENTRE A VIDA E A MORTE DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Renata Souza Barreto |
2119-2125 |
KIERKEGAARD E FREIRE: LINGUAGEM, EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO |
PDF
|
Leonardo Araújo Oliveira, Jorge Miranda de Almeida |
2127-2139 |
MEDO, POESIA E FILOSOFIA: A FILOSOFIA COMO OBJETO NO PESSIMISMO |
PDF
|
Ginaldo Gonçalves Farias |
2141-2153 |
MULTIDIMENSIONALIDADE E MULTIRREFERENCIALIDADE NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS |
PDF
|
Paloma Oliveira Bezerra, Alexandre Santos Silva, Lucia Gracia Ferreira |
2155-2162 |
O DOCENTE UNIVERSITÁRIO E O ESTÍMULO À CRIATIVIDADE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA |
PDF
|
Luciana Amado de Menezes Medrado Rocha Magalhães |
2163-2175 |
O MISTICISMO COMO TENDÊNCIA NA PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO |
PDF
|
Rita Célia Magalhães Torreão Rocha Magalhães, Dante Augusto Galeffi |
2177-2188 |
O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE EM HANS JONAS OU COMO A CIÊNCIA MANIFESTA A RECUSA DE ENGAJAMENTO NA ÉTICA |
PDF
|
Elton Silva Salgado, Jorge Miranda de Almeida |
2189-2197 |
O SENTIDO DO SILÊNCIO EMFABIANO E MACABÉA |
PDF
|
Joanne Ferreira de Oliveira Cordeiro, Jorge Miranda de Almeida |
2199-2211 |
OS ANOS DOURADOS DA HERMENÊUTICA FOUCAULTIANA: “É PRECISO QUE CUIDEIS DE VÓS MESMOS”435 |
PDF
|
Hugo Pires Júnior, Jorge Miranda de Almeida |
2213-2225 |
PROCEDIMENTOS INTERDISCIPLINARES: PEDAGOGIA DO CONCEITO E PEDAGOGIA DA INTERAÇÃO |
PDF
|
Francisco Antônio Zorzo, Geice Sousa Pinho, Illana de Brito Mascarenhas Oliveira |
2227-2239 |
A DIMENSÃO EDUCATIVA DO MST -‐ BA: DA SUBVERSÃO À SUBMISSÃO AO CAPITAL438 |
PDF
|
Arlete Ramos dos Santos |
2241-2252 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ATIVIDADE NAS SÉRIES INICIAIS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-‐BA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO |
PDF
|
Fabrícia Peixoto de Souza |
2253-2268 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DA UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL-‐UNL440-‐ AR QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA |
PDF
|
Edna Maria Souza Rabelo, Jorge Miranda de Almeida, Hector Santiago Odetti |
2269-2282 |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO/TICs |
PDF
|
Maria Elizabete Souza Couto |
2283-2295 |
BASES EPISTEMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DEBATE ESSENCIAL |
PDF
|
Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra |
2297-2310 |
“COM LICENÇA, A PALAVRA É NOSSA”: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO NA ESCOLA |
PDF
|
Lívia Jéssica Messias de Almeida, Gláucia Maria da Costa Trinchão |
2311-2323 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSTRUÇÃO DE CAMINHO NA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Maria das Graças Porto Pires |
2325-2335 |
ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEANDO O TEMA EM TRÊS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2000-‐2009) |
PDF
|
Lúcia Gracia Ferreira Gracia Ferreira, Fernanda Cristina Gaspar Lemes |
2337-2348 |
FORMAR PARA A PESQUISA: CONCEPÇÕES SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR DE ESTUDANTES DO PARFOR |
PDF
|
Patrícia Silva, Ana Cristina Santos Duarte |
2349-2361 |
NA SINGULARIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO/FORMAÇÃO, OS TONS DA PROFESSORALIDADE |
PDF
|
Jussara Midlej, Isabela Benevides de Melo, Ivana Conceição de Deus |
2363-2375 |
O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NA BAHIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Renê Silva, Leila Pio Mororó |
2377-2388 |
O SUSPIRO DO BARRO |
PDF
|
Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha |
2389-2400 |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO: QUESTÕES INICIAIS PARA A DOCÊNCIA |
PDF
|
Alessandra da Silva Reis Costa, Ester Maria Figueiredo Souza |
2401-2412 |
PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS |
PDF
|
Karina Pereira Pinto |
2413-2424 |
REFORMAS E MUDANÇAS EM POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTEXTUALIZANDO UM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LIGADO AO PARFOR, NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-‐BA |
PDF
|
Joventino dos Santos Silva dos Santos Silva, Daisi Teresinha Chapani |
2425-2440 |
TRAJETÓRIAS SOCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS UNIVERSITÁRIOS |
PDF
|
Francislene Cerqueira Alves, Maria Eugênia Castanho |
2441-2453 |
A TRAJETÓRIA DE CELSINA TEIXEIRA À TESTA DA FAMÍLIA E DOS NEGÓCIOS 1910-‐1916 |
PDF
|
Adriana Moreira Pimentel, Tânia Rocha Andrade Cunha |
2455-2467 |
BINARISMO SEXUAL NA ESCOLA: CONTROLE SOCIAL DOS CORPOS |
PDF
|
Ana Franciele de Oliveira Silva, João Diógenes Ferreira dos Santos |
2469-2477 |
CASAMENTO: DESTINO OU ESCOLHA? |
PDF
|
Tânia Rocha Andrade Cunha |
2479-2491 |
DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA: ATUAÇÃO PSICOSSOCIAL COM ADOLESCENTES EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DE SALVADOR |
PDF
|
Pâmela Pitágoras Freitas Lima |
2493-2505 |
DESVELANDO A IDEOLOGIA: A CONSTRUÇÃO SÓCIO-‐HISTÓRICA DAS SEXUALIDADES |
PDF
|
João Diogenes Ferreira dos Santos, Marcos Silva Marinho |
2507-2518 |
EDUCADA PARA OBEDECER: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER |
PDF
|
Rita de Cássia Barbosa de Sousa, Tânia Rocha Andrade Cunha, Tânia Rocha Andrade Cunha |
2519-2531 |
FAMÍLIAS NO ÂMBITO DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA PASTOROAL DO MENOR-‐ AAMPM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Carmelúcia Santana de Souza, João Diógenes Ferreira dos Santos |
2533-2544 |
MULHER: CIDADÃ OU OBJETO DE MERCÂNCIA? O TRÁFICO DE PESSOAS SOB A PERSPECTIVA DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO |
PDF
|
Kayse Gabrielle de Farias Mateus, Tânia Rocha Andrade Cunha |
2545-2557 |
O AMOR NO OCIDENTE: DA PRÉ-‐HISTÓRIA À IDADE MÉDIA |
PDF
|
Ivana Patrícia Almeida da Silva, Tânia Rocha Andrade Cunha |
2559-2570 |
O AMOR ROMÂNTICO E O LUGAR DA MULHER: UM REFORÇO À FAMÍLIA BURGUESA |
PDF
|
Thainá Soares Ribeiro, Tânia Rocha Andrade Cunha |
2571-2580 |
REFLEXÕES ACERCA DA INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI MARIA DA PENHA |
PDF
|
José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões |
2581-2591 |
VIOLÊNCIA E CIDADANIA NO FEMININO: CRÍTICAS À EXCLUSÃO |
PDF
|
Paula Carine Matos de Souza, Ariene Bomfim Cerqueira, Guilhardes de Jesus-‐Júnior |
2593-2606 |
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: MULHERES MACHISTAS E A REPRODUÇÃO DA CULTURA DE DOMINAÇÃO MASCULINA |
PDF
|
Ariene Bomfim Cerqueira, Paula Carine Matos de Souza, Guilhardes de Jesus Júnior |
2607-2618 |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA INFÂNCIA |
PDF
|
Maraisa Silva Mascarenhas, Isabel Cristina de Jesus Brandão |
2619-2629 |
A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Kueyla de Andrade Bitencourt |
2631-2643 |
A RELAÇÃO PROFESSORA CRIANÇA EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
Liana Gonçalves Pontes Sodré, Jamilye Oliveira Farias, te all |
2645-2656 |
AMBIENTE, ESPAÇOS E ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESAFIO DE ORGANIZAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM CULTURALMENTE SIGNIFICATIVAS |
PDF
|
Djanira Ribeiro Santana |
2657-2671 |
AS CRIANÇAS E O BRINCAR COMO ESTRATÉGIA DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA HUMANA |
PDF
|
Márcia Tereza Fonseca Almeida, Liana Gonçalves Pontes Sodré |
2673-2687 |
EDUCAÇÃO INFANTIL: DILEMAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO FORMATIVO |
PDF
|
Edna Pimentel, Roberta Bolzan Jauris |
2689-2701 |
O PROCESSO DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O CONSTRUTIVISMO PIAGETIANO VERSUS A PSICOLOGIA HISTÓRICO – CULTURALVIGOTSKIANA |
PDF
|
Ediley da Silva Pena, Marta Loula Viana |
2703-2712 |
PECULIARIDADES DA BRINCADEIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM CRECHES PÚBLICAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA |
PDF
|
Carmem Virgínia Moraes da Silva, Rosângela Francischini |
2731-2742 |
ROTINA EPRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REGISTROS DE UMA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO |
PDF
|
Débora Neri dos Santos, Lucineide dos Santos Silva, Isabel Cristina de Jesus Brandão |
2743-2754 |
Galvão de Albuquerque |
PDF
|
Gregorio Galvão de Albuquerque Rocha Magalhães |
2755-2766 |
ATORES E AUTORES: PROFESSORES E ESTUDANTES PRODUZINDO VÍDEOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORMAL |
PDF
|
Beatriz Moreira de Azevedo Porto Gonçalves |
2767-2779 |
CINECLUBISMO NO BRASIL E NA BAHIA CONTEMPORÂNEA: NOTAS HISTÓRICAS E DE PESQUISA EM ANDAMENTO |
PDF
|
Raquel Costa Santos, Talita Nobre Pessoa, Rayssa Fernandes Coelho |
2781-2794 |
CINEMA INFANTIL NACIONAL: O QUE VEJO E PENSO |
PDF
|
Marcus Tavares |
2795-2806 |
LITERATURA EM 450 POLEGADAS: VER OU LER? |
PDF
|
Alan Sardeiro Porto |
2807-2822 |
vMEMÓRIA E EXPRESSÃO IMAGÉTICA NA FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA DE GABRIEL FIGUEROA |
PDF
|
Rogério Luiz Silva de Oliveira, Edson Silva de Farias |
2823-2834 |
MOSTRAS E FESTIVAIS DE CINEMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CIRCUITO ALTENATIVO DE EXIBIÇÃO NO BRASIL E NA BAHIA |
PDF
|
Milene de Cássia Silveira Gusmão, Patrícia Moreira Santos, Tamara Chéquer Cotrim |
2835-2847 |
NARRATIVA HISTÓRICA E CINEMATOGRÁFICA: DOIS DISCURSOS INVENTORES DE MODOS DE EXISTÊNCIA |
PDF
|
Joslan Santos Sampaio, Edson Silva de Farias |
2851-2862 |
O OLHAR INFANTIL PARA O CINEMA: ENTRE O ENCANTO E A MATURIDADE AVALIATIVA |
PDF
|
Macelle Khouri Santos |
2863-2872 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA MEDIA LITERACY |
PDF
|
Ana Paula Nunes |
2873-2884 |
REDE E EXPERIMENTAÇÃO: A FUNÇÃO DO CINEMA NAS ATIVIDADES DO CINEDUC |
PDF
|
Aldenira Mota do Nascimento |
2885-2896 |
MOBILIDADE, SUJEIÇÃO E MEIOS DE VIDA DE NEGROS E MESTIÇOS ALFORRIADOS NO SERTÃO DA BAHIA DO SÉCULO XIX |
PDF
|
Ocerlan Ferreira Santos, Isnara Pereira Ivo |
2897-2905 |
PANORAMA SOCIOLINGUÍSTICO DA VARIANTE NI NA FALA DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Maria Bethânia Gomes Paes, Norma da Silva Lopes |
2907-2919 |
PELO SERTÃO DA RESSACA: VITÓRIA DA CONQUISTA – NOVA CIDADE, UM RESGATE HISTÓRICO |
PDF
|
Maria Aparecida de Souza Guimarães, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa |
2921-2933 |
PERCEPÇÕES SÓCIO-‐HISTÓRICAS ACERCA DO PORTUGUÊS POPULAR DO BRASIL: DISCUTINDO O VERNÁCULO DO SERTÃO DA RESSACA |
PDF
|
Andréia Prado Lima, Jorge Augusto Alves da Silva, Valeria Viana Sousa |
2935-2947 |
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA COMPREENSÃO DA VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS DO SERTÃO DA RESSACA |
PDF
|
Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa |
2949-2960 |
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-‐PEDAGÓGICO: PERSPECTIVA DE REGULAÇÃO E/OU EMANCIPAÇÃO? |
PDF
|
Andressa Mendes da Silva Dias, Zizelda Lima Fernandes |
2961-2974 |
A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCILO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
PDF
|
Viviane Almeida Rezende |
2975-2992 |
A FUNÇÃO DOCENTE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DE QUALIDADE PUBLICADOS PELO MEC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Nayara Lima Bispo, Marta Loula Dourado Viana |
2993-3004 |
A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Priscila Franco Binatto, Marcelo Marcos Magalhães, Ana Cristina Santos Duarte |
3005-3017 |
AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Raimunda Alves Moreira de Assis Alves Moreira de Assis, Cláudia Celeste Lima Costa Menezes, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos |
3019-3032 |
CURRÍCULO DE HISTÓRIA: TENSÕES ENTRE O PROFESSOR, O ACADÊMICO E O ESTATAL |
PDF
|
Eleuza Diana Almeida Tavares, Maria Cristina Dantas Pina |
3033-3045 |
CURRÍCULO, DISCURSO E LITERATURA:UMA ANÁLISE DO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO |
PDF
|
Adenaide Amorim Lima |
3047-3059 |
CURRÍCULO: INTERFACES NO LIMIAR DO SÉCULO XXI |
PDF
|
Mônica Souza Moreira |
3061-3068 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PELA NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO |
PDF
|
Viviane Almeida Rezende Costa |
3069-3088 |
ENSINO MÉDIO INOVADOR PARA AS JUVENTUDES |
PDF
|
Rita de Cássia Brito Alves Silva |
3089-3098 |
O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CURRICULO DE GEOGRAFIA DO CETEP, CAETITÉ-‐BA, 2011 |
PDF
|
Edilélio Santos Silva, Nájyla Betrine Batista Chagas, Glauber Barros Alves Costa |
3099-3111 |
O ENSINO-‐APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
PDF
|
Vandeilton Trindade Santana |
3113-3120 |
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS E AFROBRASILEIRAS: ALGUMAS REFFLEXÕES SOBRE A LEI 10.639/2003 |
PDF
|
Cínthia Nolácio de Almeida |
3121-3133 |
POR UMA HERMENÊUTICA DOS DISCURSOS NAS POLÍTICAS CURRICULARES |
PDF
|
Sandra Suely de Oliveira Souza |
3135-3150 |
RELACIONAMENTO DO ALUNADO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES DA UFBA COM OS DEMAIS CURSOS DA UNIVERSIDADE |
PDF
|
Francisco Antônio Zorzo, Jorge Augusto de Jesus Silva, Ramon Maia Gomes |
3151-3162 |
REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: COMO INSERIR HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-‐BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DIANTE DA CONSOLIDADA CULTURA EUROPEIA DOMINANTE? |
PDF
|
Silvanir Rocha dos Santos, Karina Pereira Pinto |
3163-3175 |
A RIDICULARIZAÇÃO DO CATINGUEIRO |
PDF
|
Leniram Rocha Carvalho |
3177-3189 |
AGORA: UM ITEM LINGUÍSTICO GRAMATICALIZADO – ANÁLISE NO CORPUS DE PORTUGUÊS POPULAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Andréia Prado Lima, Jorge Augusto Alves da Silva, Valeria Viana Sousa |
3191-3204 |
ANÁLISE DO FENÔMENO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO VERBO DAR |
PDF
|
Luana Carvalho Coelho, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa |
3205-3214 |
ESTUDOS SOCIOFUNCIONALISTAS: VERICANDO A GRAMATICALIZAÇÃO DO PREFIXO DES-‐ NO CORPUS DO PORTUGUÊS POPULAR URBANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Warley José Campos Rocha, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa |
3215-3227 |
REPETIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO FALADO |
PDF
|
Lorenna Oliveira dos Santos, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa |
3229-3243 |
A LINGUAGEM DE OJ: ORALIDADE E ESCRITA |
PDF
|
Lucélia Teixeira Santos Santana, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3245-3255 |
A LINGUAGEM EM FOCO NUMA SÍNDROME DEMENCIAL |
PDF
|
Débora Ferraz de Araújo, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3257-3268 |
AS NEUROCIÊNCIAS E A DISLEXIA |
PDF
|
Tauana Nunes Paixão, Silvana Perottino |
3269-3283 |
ASPECTOS GRAMATICAIS DOS ELEMENTOS LOCALIZADORES EM LIBRAS |
PDF
|
Lizandra Caires do Prado, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira |
3285-3291 |
ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM DE “RR”: A BUSCA PELA (RE)SIGNIFICAÇÃO |
PDF
|
Tamiles Tamiles Paiva Novaes, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3293-3300 |
O IMPACTO DA AFASIA NA VIDA DO AFÁSICO E DA SUA FAMÍLIA |
PDF
|
Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Iva Ribeiro Cota, Lucélia Teixeira Santos Santana |
3301-3308 |
O PAPEL DA PROSÓDIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: REFLEXÕES TEÓRICAS |
PDF
|
Daniela Cristina Dias Menezes, Vera Pacheco |
3309-3319 |
O STATUS DA PATOLOGIA NO ESTUDO NEUROLINGUÍSTICO DA AFASIA DO SUJEITO RG |
PDF
|
Iva Ribeiro Cota, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3321-3332 |
PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ECOA: RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA INTERAÇÃO |
PDF
|
Raiane Silva Souza, Mariza dos Anjos Lacerda, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3333-3338 |
UMA BREVE ABORDAGEM DO FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM NA DISARTRIA |
PDF
|
Daniela Pereira de Almeida Ruas, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
3339-3348 |
“ESCRITO POR UM BRASILEIRO”: IDENTIDADE NACIONAL, MITO E ARQUIVO NO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO, DE ARIANO SUASSUNA |
PDF
|
Renailda Ferreira Cazumbá |
3349-3360 |
A “VONTADE POLÍTICA”: UMA FÓRMULA DISCURSIVA? |
PDF
|
Saulo Oliveira Martins, Edvania Gomes da Silva |
3361-3372 |
A CENOGRAFIA DISCURSIVA EM TIRAS RELIGIOSAS |
PDF
|
Raine Gustavo Nunes da Silva, Edvania Gomes da Silva |
3373-3384 |
A FÓRMULA DISCURSIVA “O LIBERTO”: SENTIDOS E RELAÇÕES DE PODER |
PDF
|
Liliana de Almeida Nascimento Ferraz, Jorge Viana Santos |
3385-3392 |
A PRODUÇÃO DO DISCURSO NA PROSA E NA POESIA: ESTRATIFICAÇÃO E ESTÉTICA EM BAKHTIN |
PDF
|
Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Margareth Correia Fagundes Costa |
3393-3404 |
CONTRIBUIÇÕES DAS LINGUAGENS DOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Jorge Luiz Pierobon, Daniell Mill |
3405-3412 |
DISCURSO RELIGIOSO E INTERNET: ANÁLISE DE TEXTOS PRESENTES NOS SITES DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA E DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS |
PDF
|
Ana Clara de Oliveira Meneses, Edvania Gomes de Silva |
3413-3420 |
EDUCAÇÃO E LEITURAS FEMININAS: REMINISCÊNCIAS DO PASSADO |
PDF
|
Carla Verônica Albuquerque Almeida |
3421-3434 |
ENUNCIADO E PODER NO CALA BOCA GALVAO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
PDF
|
Alex de Araújo Souto |
3435-3448 |
ESTEREÓTIPO DA MULHER DESQUITADA NO PERÍODO QUE ANTECEDEU A APROVAÇÃO DA LEI DO DIVÓRCIO |
PDF
|
Flávia David Vieira, Edvania Gomes da Silva |
3449-3457 |
ESTEREÓTIPOS NA DERMATOLOGIA: AS DOENÇAS DA PELE E SUAS INEVITÁVEIS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS |
PDF
|
Maria Esther Ventin de Oliveira Prates, Edvania Gomes da Silva |
3459-3470 |
EXERCÍCIO DO SILÊNCIO COMO INSTRUMENTO PARA A VALORIZAÇÃO DA AUTORIA |
PDF
|
Lorena Bárbara da Rocha Ribeiro |
3471-3480 |
EX-‐VOTOS, DOCUMENTOS E MEMÓRIA SOCIAL |
PDF
|
José Cláudio Alves de Oliveira |
3481-3494 |
FÓRMULAS, ETHOS, DISCURSO RELIGIOSO E DISCURSO POLÍTICO |
PDF
|
Alexandre Ribeiro Lessa, Edvania Gomes da Silva, Maria da Conceição Fonseca-‐Silva |
3495-3505 |
LEITURAS DE “BOAS E VIRTUOSAS ENSINANÇAS”: CONSIDERAÇÕES SOBRE LIVROS DOUTRINÁRIOS NA CORTE DE AVIS DO SÉCULO XV |
PDF
|
Flávio Antônio Fernandes Reis |
3507-3517 |
MEMÓRIA E COMEMORAÇÃO NO GÊNERO ÉPICO |
PDF
|
Milena Pereira Silva, Marcello Moreira |
3519-3528 |
MEMÓRIA E RETÓRICA NOS EPITÁFIOS FÚNEBRES DE PÊRO DE ANDRADE CAMINHA |
PDF
|
Eronildes Teixeira Amaral, Marcello Moreira |
3529-3539 |
MEMÓRIA RELIGIOSA E OS DISCURSOS JURÍDICOS: A MATERIALIDADE SIMBÓLICA DO CRISTIANISMO NA CONSTITUIÇÃO DA NARRATIVA JURÍDICA |
PDF
|
Samene Batista Pereira Santana, Edvania Gomes da Silva |
3541-3550 |
MEMÓRIA, OPACIDADE E INTERPRETAÇÃO: A LEI DA “FICHA LIMPA” E O SENTIDO DAS EXPRESSÕES “VIDA PREGRESSA” E “PROCESSO ELEITORAL” |
PDF
|
Luis Cláudio Aguiar Gonçalves, Maria da Conceição Fonseca-‐Silva |
3551-3562 |
MEMÓRIA, OTIMISMO E DISCURSO RELIGIOSO NA INTERNET: UM OLHAR SOBRE A PÁSCOA JUNTO AO SITE PLANETA POWERPOINT |
PDF
|
Aline Aline de Caldas Costa dos Santos, Edvânia Gomes da Silva |
3563-3576 |
NEYMAR, O CAI-‐CAI: O SENTIDO DA PALAVRA CAI-‐CAI EM UMA REPORTAGEM SOBRE O APELIDO DADO A NEYMAR NO FUTEBOL BRASILEIRO |
PDF
|
Eloísa Maiane Barbosa Lopes, Lêda Sousa Bastos, Adilson Ventura da Silva |
3577-3589 |
NOMEAÇÕES E PRÉ-‐CONSTRUÍDOS COMO PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO NA FORMULAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DA ENCÍCLICA RERUM NOVARUM |
PDF
|
Luzimare Almeida Piloto, Edvania Gomes da Silva |
3591-3602 |
O “SENSO COMUM” POLÍTICO NA EPISTEME ARTÍSTICA MODERNA |
PDF
|
Pedro Dolabela Chagas |
3603-3615 |
O BLOG E A FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Vera Lúcia da Silva Pena |
3617-3629 |
O HOSPITAL DO PODER: EFEITOS DE SENTIDO DO TERMO PODER NO HOSPITAL SÍRIO-‐LIBANÊS |
PDF
|
Lêda Sousa Bastos, Eloísa Maiane Barbosa Lopes, Adilson Ventura |
3631-3641 |
SOBRE SABERES, PODERES, PRÁTICAS E SENTIDOS: APONTAMENTOS PARA UMA ARQUEGENEALOGIA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA |
PDF
|
Rosely Costa Silva Gomes |
3657-3669 |
A VIDA COMEÇA AOS 70: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O ENVELHECIMENTO |
PDF
|
Maria Emmanuele Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro, Maria Regina Baracuhy Leite |
3679-3691 |
CORPO E ESTEREÓTIPO: O NÓ DA VIRILIDADE NA TELENOVELA O ASTRO |
PDF
|
Victor Pereira Sousa, Nilton Milanez |
3691-3702 |
CORPO E INTERICONICIDADE: OS ECOS DA IMAGEM |
PDF
|
Tânia Augusto Pereira Sousa, Regina Baracuhy |
3703-3716 |
CORPO E SUJEITO NA TRAMA DO DISCURSO POLÍTICO NA HISTÓRIA E NA MEMÓRIA |
PDF
|
Joseane Silva Bittencourt, Nilton Milanez |
3717-3730 |
DISCURSO, MEMÓRIA E CORPO: O CROMÁTICO DISCURSIVO E O DIRECIONAMENTO DO OLHAR EM COLOR ME BLOOD RED |
PDF
|
Nilton Milanez, Danilo Dias |
3743-3752 |
ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO: CORPOS E SABERES NA MATERIALIDADE FÍLMICA |
PDF
|
Janaina de Jesus Santos |
3753-3763 |
IMAGENS, MEMÓRIA E A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO PESQUISADOR |
PDF
|
Francisco Vieira da Silva, Maria Regina Baracuhy Leite |
3765-3774 |
O CORPO E AS POSSIBILIDADES DISCURSIVAS NO GORE: ANÁLISE DE TWO THOUSAND MANIACS DE HERSCHELL GORDON LEWIS DE 1964 |
PDF
|
Ueslei Pereira de Jesus, Nilton Milanez |
3775-3795 |
O DISCURSO DA CATEQUIZAÇÃO DO CORPO NOS “CATECISMOS” DE CARLOS ZÉFIRO |
PDF
|
Lucilene Oliveira do Rosário, Nilton Milanez |
3797-3808 |
O ESTEREÓTIPO DO MONSTRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MONSTRUOSIDADE E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL |
PDF
|
Nilton Milanez, Ciro Prates |
3809-3817 |
O REPÓRTER, O DETETIVE E O ASSASSÍNO: ANÁLISE DISCURSIVA DA SINOPSE DO FILME THE GORE GORE GIRLS |
PDF
|
Nilton Milanez, Aliúd Almeida |
3819-3825 |
O ROSTO DO “INIMIGO PÚBLICO”: COMPOSIÇÕES DE HISTÓRIA E MEMÓRIA NO DISCURSO FÍLMICO |
PDF
|
Cecília Barros-‐Cairo, Nilton Milanez |
3827-3840 |
O SUJEITO MULHER: UMA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA BELEZA |
PDF
|
Talita Souza Figueredo, Nilton Milanez |
3841-3853 |
POLICIA DO CORPO E SEXO NA IGREJAMATERIALIDADES FÍLMICAS DO PORNÔ “ESCOLA PENAL DE MENINAS VIOLENTADAS” (1977) |
PDF
|
Tyrone Chaves Filho, Nílton Milanez |
3855-3867 |
PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO E DISCURSIVIDADE DA IMAGEM: UM OLHAR SOBRE O ARMÁRI |
PDF
|
José Josemir Domingos, Regina Baracuhy Leite |
3869-3882 |
RELAÇÕES DE PODER NO CURTA-‐METRAGEM “O FIM DO HOMEM CORDIAL”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MATERIALIDADE AUDIOVISUAL |
PDF
|
Nilton Milanez, Daniel Teixeira Brito |
3883-3891 |
THE FALL OF THE HOUSE OF USHER: OS SABERES SOBRE O CORPO DISCURSIVO |
PDF
|
Valdinéia Martins Santos, Janaina de Jesus Santos |
3893-3904 |
THE PICTURE OF DORIAN GRAY: IMAGENS DE HORROR NO CORPO |
PDF
|
Tatiana Simões dos Santos, Janaina de Jesus Santos |
3905-3913 |
UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE DR. JEKYLL AND MR. HYDE |
PDF
|
Diana de Oliveira Brito, Janaina de Jesus Santos |
3915-3926 |
VIDEOMONITORAMENTO OSTENSIVO DOS CORPOS: QUE SABER/PODER É ESSE? |
PDF
|
Nilton Milanez, Analyz Pessoa-‐Braz |
3927-3933 |
MEMÓRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO |
PDF
|
Fabrízia Pires de Oliveira |
1519-1533 |