Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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GEOGRAFIA AGRÁRIA DO FUNDAMENTAL II: VIVÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO REMOTO

Alexsandro de Oliveira Silva, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


Este artigo foi produzido como resultado da prática docente e das discussões sobre ensino de Geografia, sobretudo na educação Básica, ocorridas no Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia (GRUPEG), vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O objetivo deste trabalho é relatar vivências didáticas experimentadas no ensino remoto por conta do contexto pandêmico provocado pela COVID-19, com a participação de 28 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola particular do município de Vitória da Conquista – BA. As três aulas utilizadas para o desenvolvimento das atividades foram síncronas (2 aulas) e assíncrona (1 aula). A atividade, mesmo sendo experienciada no ambiente remoto não sofreu nenhum tipo de interferência e dificuldade, considerando que tanto o professor quanto os estudantes dispunham dos meios materiais necessários para a execução da atividade. Por ter sido ministrada numa escola particular é necessário fazer ressalvas para o contexto de escola pública, onde o professor lidará com um público sujeito a relações sociais distintas e com faixas de renda estratificadas e o desafiará a buscar meios tecnológicos mais acessíveis. Desse modo, certamente verá resultados distintos dessa experiência didática.

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