Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A AGENDA NEOLIBERAL E OS SUJEITOS DA EJA: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (1995-2018)

Lucas Andrade de Souza, Caio Cabral da Silva, Vanessa Santana dos Santos

Resumo


Este trabalho tem como objeto de estudo os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas políticas educacionais no estado de São Paulo entre 1995 a 2018. O objetivo da pesquisa é compreender como as especificidades dos sujeitos da EJA foram levadas em consideração na política educacional paulista do período em questão, a partir da análise dos programas e das resoluções elaborados pela Secretaria da Educação do estado de São Paulo (Seduc-SP) nos governos do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Trata-se de pesquisa longitudinal, de caráter qualitativo, com realização de estudo bibliográfico e documental. Utilizou-se como referencial teórico os estudos de Araújo e Jardilino (2014), Carmo et al. (2011), Di Pierro (2005), Oliveira (1999) e Santos e Silva (2020), bem como o levantamento realizado por Souza, Silva e Santos (2021) a respeito das principais iniciativas da Seduc-SP para EJA entre 1995 a 2018, além dos trabalhos de Pastore (2014) e Vieira (2011) sobre as políticas para EJA no estado de São Paulo. Constatou-se que os programas e resoluções da Seduc-SP para EJA não levaram em consideração as aspirações e diversidades dos sujeitos desta modalidade, tendo em vista a desresponsabilização do Estado e adoção sistemática de parcerias. 

Texto Completo: PDF