Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DA DIVERSIDADE NA ATUAÇÃO DOCENTE

Natalia Cristine Oliveira Novo Felix

Resumo


Esta pesquisa busca analisar a formação de professores indígenas sob a perspectiva dos formadores responsáveis pela elaboração da licenciatura intercultural pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. A demanda do curso surgiu através do Fórum de Professores Indígenas de São Paulo (FAPISP) com apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria de Educação do Estado e do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) devido a defasagem na formação de professores indígenas que atuam nas escolas do estado, sendo vista como um desafio para a educação diferenciada. As demandas foram debatidas em um curso de extensão que posteriormente gerou materiais para o atual processo de instauração do curso de licenciatura de maneira permanente no novo campus da universidade.

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