Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Caroline Martinho da Silva, Eugênia da Silva Pereira

Resumo


 O objetivo deste texto é discutir sobre as concepções de educação, de modo a refletir sobre os sujeitos, contextos, saberes e experiências que constituem diferentes práticas educativas. Apresentamos um recorte de um dos capítulos do Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia intitulado “Contribuições formativas dos espaços não escolares na trajetória do estudante universitário: um estudo no curso de Pedagogia da UNEB Campus XII”. O estudo partiu de uma abordagem de pesquisa qualitativa e neste recorte focalizamos o levantamento bibliográfico e discussão dos referenciais que embasaram a pesquisa, a partir da busca de publicações, sobretudo livros de autores/as que discutem sobre as concepções de educação, com ênfase nas discussões sobre Educação formal, não formal, informal e escolar e não escolar. Algumas questões orientaram o debate: É possível pensar em uma única concepção de educação? Quais contextos é possível promover educação? Quem são os sujeitos educadores e educandos? Quais contribuições os espaços não escolares oferecem aos sujeitos? Concluímos que não se pode falar em uma única concepção de educação. Os sujeitos educadores e educandos estão em contextos diversos, desde a casa/família, a rua, ao grupo de amigos, a escola, bem como em espaços como associação, sindicato, igreja, entre outras experiências educativas. 

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