Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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VIVENCIANDO AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NO ESPAÇO ESCOLAR: CONHECENDO AS DIVERSAS FACES DO POVO BRASILEIRO

Lécia Nájla dos Santos Melo, Juciara Permínio de Q. Souza

Resumo


Este trabalho relata as experiências da realização do projeto intitulado Educação e Identidade Cultural: a multiplicidade do povo brasileiro – FACES, realizado na Escola Municipal Osvaldo Cruz - EMOC, localizada em Ubaitaba/Bahia, durante o ano letivo de 2019, sendo construído em conjunto com os professores da área de Ciências Humanas dessa unidade escolar. Tal projeto nasceu da urgente necessidade de trazer para o espaço escolar o debate das relações étnico-raciais e seus efeitos na sociedade, em escala local e nacional. Objetivou trazer essa discussão durante o ano letivo, rompendo com a ideia da educação para as relações étnicoraciais concentrada em período específico do ano. Percebemos que o trabalho a partir de um projeto com ações delineadas de maneira horizontal se mostrou profícuo, apresentando uma importante ferramenta para aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no cotidiano escolar, oportunizando a discussão acerca das relações sociais e suas desigualdades, assim como fomentar o reconhecimento identitário dos estudantes, e uma educação antirracista. As atividades propostas pelo projeto contribuíram para elucidar pontos de vistas dos adolescentes que são silenciados no dia a dia e que desvelaram o preconceito e racismo que são reafirmados entre os estudantes nos relacionamentos que estabelecem, constituindo uma oportunidade de transformação. 

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