Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA A PEDAGOGIA HISTÓRICA EM ESCOLAS QUILOMBOLAS DE BOM JESUS DA LAPA – BA

Queziane Martins da Cruz, Arlete Ramos dos Santos, Niltânia Brito Oliveira

Resumo


O presente estudo se ancora na de investigação das políticas públicas de Educação Ambiental - EA articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) nas escolas quilombolas de Bom Jesus da Lapa — Bahia. Do ponto de vista metodológico, será utilizado o método do Materialismo Histórico Dialético (MHD), o qual busca compreender a realidade concreta em que os sujeitos estão imbricados materialmente e leva em consideração a totalidade. As categorias de análise que compreendem esse estudo fazem parte do MHD, a saber: totalidade, contradição e mediação da práxis do trabalho como princípio educativo e as múltiplas determinações do objeto em questão. Para tanto, recorremos metodologicamente à realização de um levantamento de teses e dissertações na plataforma da Capes sobre a referida temática. Em seguida, realizamos também análise das principais legislações concernentes à temática de Educação Ambiental e temas correlacionados com a pesquisa como Pedagogia HistóricoCrítica, resoluções e documentos - como Plano Municipal de Educação (PME), Programas de Educação Ambiental adotados pelo município. Além disso, foram aplicados questionários, bem como à realização de entrevistas semiestruturadas com 20 sujeitos das escolas quilombolas, entre eles o secretário Municipal de Educação, os gestores, as coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação — SEMED, os técnicos pedagógicos, os professores e pais. Os resultados evidenciaram que existem diversos Programa de Educação Ambiental adotado pelo município alguns dos entes federados e outros da esfera privada. Há uma certa fragilidade no que diz respeito ao financiamento dessas ações nas escolas quilombolas pesquisadas.

Texto Completo: PDF