Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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FORMAÇÃO TÉCNICA, AGRICULTURA FAMILIAR E PARTICIPAÇÃO ASSOCIATIVA DE JOVENS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO CETEP VALE DO JIQUIRIÇÁ, AMARGOSA –BA

Jucivalda Carvalho de Souza Santos, Luiz Paulo Jesus de Oliveira

Resumo


O presente poster tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa de mestrado, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que visa compreender como a formação técnica dos Jovens estudantes e egressos do curso Técnico em Agropecuária, do CETEP Vale do Jiquiriçá, Amargosa –BA, contribui para inserção produtiva na agricultura familiar e participação política em associações e movimentos sociais do campo. Para tanto, partimos da premissa de que a agricultura familiar é uma das formas de produção sustentável crucial para populações camponesas no Brasil, principalmente numa conjuntura em que a permanência dos pequenos agricultores em suas terras e sua reprodução social, estão gravemente ameaçadas pela modernização do campo, e pelo sistema capitalista de produção que caracteriza o agronegócio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e depoimentos audiovisuais dos participantes da pesquisa sobre suas experiências formativas. Os resultados parciais apontam para centralidade das categorias trabalho e educação enquanto agências formativas e mecanismos políticos de permanência dos jovens no campo. 

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