Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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AS POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA FREIREANA PARA A ASSUNÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A PAZ EM TEMPOS DIFÍCEIS

Lucas Salgueiro Lopes, Débora Simeão Ortman Pereira, Adam Alfred de Oliveira, Arthur Vianna Ferreira

Resumo


Sem dúvidas, podemos considerar que Paulo Freire foi um dos maiores nomes que visava uma Educação para a Paz (EP), ainda que pouco tenha falado explicitamente deste campo em suas principais obras. Dessa forma, o presente trabalho visa ampliar as reflexões freireanas dentro desse campo de estudo, tendo como principal objetivo apresentar as potencialidades da obra e da trajetória desse autor na assunção de uma EP. Neste sentido, utilizamos a ideia de Educação para a Paz conforme apresentada por Xesús Jares, entendendo a educação como instrumento de combate às violências. Assim, revisitaremos duas das principais obras de Freire, a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia, buscando elementos onde essas possam tratar sobre a superação de situações violentas na sociedade através da educação. Como principais resultados da análise, destacamos não só as potencialidades, mas a real possibilidade de uso da pedagogia freireana como ferramenta teórico-prática para a assunção de uma Educação para a Paz. Assim, mesmo quando não versando diretamente sobre a temática apontada, podemos demonstrar como Freire foi um dos principais entusiastas de uma prática educativa que visasse a libertação humana e, especialmente, a construção de uma cultura da Paz na educação, comprometida com o enfrentamento das violências.

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