Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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O ENSINO REMOTO E A EXCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS E PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO

Samoel Cordeiro de Souza Primo1, Daniele Terezinha de Lima Baitel

Resumo


este artigo visa promover reflexões sobre o ensino remoto e a exclusão digital de alunos e professores das Escolas do Campo no contexto da pandemia causada pela COVID-19. O ensino remoto se apresenta como uma alternativa para a continuidade da aprendizagem dos alunos de Escolas do Campo enquanto pendurar o distanciamento social para a contenção de propagação do vírus. A Educação do Campo demarca um processo histórico caracterizado pelas desigualdades sociais e com o agravamento da pandemia as aulas presenciais foram substituídas pelo modelo de ensino remoto por intermédio da educação a distância (EaD), assim a desigualdade mostra-se explícita nesta modalidade de ensino, pois nem todos os alunos e professores de Escolas do Campo tem acesso ao aparato tecnológico para aquisição de conhecimento. Como metodologia este artigo se pautou, além da análise de conjuntura, na pesquisa bibliográfica, caracterizada por materiais escritos e/ou publicados que discutem o objeto em estudo. Assim chegou-se a conclusão de que o ensino remoto e a educação digital promoveram uma exclusão de muitos alunos e professores da Educação do Campo.

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