Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DEFENDER A VIDA É MAIS DO QUE REORGANIZAR O CALENDÁRIO ESCOLAR

Antônio Domingos Moreira, Maria das Graças Santos Ribeiro, Arlete Ramos dos Santos, Ramofly Bicalho dos Santos

Resumo


A presente a pesquisa é fruto da coleta de dados conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, que aconteceu em maio de 2020 sobre a retomada das aulas no ensino emergencial em todo estado da Bahia. Os objetivos nortearam em discutir o retorno das aulas e os desafios enfrentados no período da pandemia conhecida como a Covid-19, na modalidade da Educação do Campo. A análise metodológica ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica, cujos instrumentos de coleta de dados foram por meio de questionários, utilizando o aplicativo de formulário do Google com docentes da educação básica e superior em vários municípios da Bahia. Os resultados da pesquisa constataram por base as dimensões contidas no roteiro que nortearam o questionário. De forma específica, ficou evidenciado que os desafios postos às escolas do campo não são apenas tecnológicos; são, principalmente, políticos. De forma mais geral, as problematizações suscitadas no momento atual exigirão reflexões sobre o lugar das TIC’s no projeto educativo escolar do campo e na Educação do Campo como direito de todos. 

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