Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E JÖRN RÜSEN NUMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Moisés Pereira Silva

Resumo


 A qualidade da docência certamente está no caráter reflexivo que pode ter, ou não. Qualidade que se captura no movimento do agir pensado e do pensar o agir. A qualidade dessa reflexão se realiza no desejo de entendimento da própria intervenção daquele que age sobre o mundo, transformando-se a si e ao mundo. A curiosidade sobre o sentido dessa mudança que produz e a consciência da incompletude do ato transformador do mundo é que dá à docência esse caráter reflexivo que também poderia ser chamado de ato contínuo de pesquisa, pesquisa nesse caso, entendida como especificidade do métier docente. Essa comunicação, fundada no protagonismo e na história de luta do povo do campo, reveladas ao autor na docência com esse povo e interpretadas à luz do pensamento ruseniano e freireano, é fruto desse entendimento, da docência como ato criativo porque se pensa enquanto se faz e se faz ato pensado.

Texto Completo: PDF