Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÂO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: 2020 – 2021 NORMATIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÂO BÁSICA

Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a educação brasileira nos anos de 2020 e 2021, sob a ótica da educação como direito a todos os brasileiros. Através da análise das portarias do Ministério da Educação, do Censo do QEdu e dos dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Com o objetivo de elencar a responsabilidade pública na articulação das ações e medidas educacionais adotadas pelos 26 estados brasileiros e o DF no período da pandemia com a inserção do ensino remoto na educação básica. Ao correlacionar as medidas estabelecidas na educação estadual e os sujeitos abraçados ou excluídos no processo ensino/aprendizagem, foi evidenciado que as ações para manutenção e/ou recuperação da aprendizagem adotada, alcançaram parcialmente os estudantes, o que reverbera na exclusão educacional.

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