Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES ACERCA DA ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO COM UMA ABORDAGEM CTS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Soraia Stabach Ribas Ferrari dos Santos, Vanessa Denck Colman, Veronice Maria Kawalek, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Resumo


A pandemia do Covid-19 acelerou os processos educacionais, tornando o ensino remoto emergencial. Muitas instituições de ensino, público ou privado, migraram para o ensino remoto para dar apoio e cobertura aos estudantes enquanto as instituições de ensino continuam fechada. Partindo desse pressuposto, esse trabalho foi desenvolvido como forma de sensibilizar os alunos para a importância da água e de economizar esse recurso natural. Em busca de efetivar essa concepção, foi adotado a abordagem CTS relacionando os conceitos de ciência, tecnologia e sociedade com as temáticas da água e do saneamento básico. O objetivo geral é promover reflexões acerca da água e saneamento básico em uma abordagem CTS em tempos de pandemia no contexto do ensino fundamental anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa-ação, qualitativa, aplicada e está organizada por meio da aprendizagem baseada em problemas. Conclui que trabalhar o conteúdo água e saneamento no enfoque CTS possibilita uma visão crítica, de forma que, esse aluno consiga olhar além do horizonte e vislumbrar o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade frente aos acontecimentos em que estamos vivenciando. A teoria aliada a prática, traz significados aos alunos, e esses, levam para a vida toda.

Texto Completo: PDF