Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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FANFIC ENTRE MÍDIAS: UMA QUESTÃO DE SUPORTE

Vinícius Viana Busatto, Marina Santos Soares Pereira, Márcia Helena de Melo Pereira, Ana Claudia Oliveira Azevedo

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma análise sobre as fanfics — narrativas criadas, editadas e publicadas por fãs em ambiente virtual — na rede social Twitter, a fim de investigar os formatos de publicação e os modos de representação e apropriação dos (hiper)textos desse gênero no Twitter. Com base em discussões sobre gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) e hipertexto (XAVIER, 2009), compreendemos a importância do estudo de textos autênticos aliados aos meios tecnológicos e lançamos, neste artigo, uma visão sobre as fanfictions no Twitter, tendo em vista que esse novo gênero, dialógico por natureza, é próprio da cultura digital e das culturas juvenis. Por meio da investigação de um exemplar de fanfic publicado na rede social supracitada, constatamos que há um processo de hibridização do gênero em questão quando este é hospedado em um suporte diferente do convencional, reconstruindo-se e adquirindo novos aspectos genéricos a partir de uma confluência de gêneros discursivos. Os dados apontam para uma indiscutível transmutação entre gêneros digitais, dado o aspecto adaptativo e hipermodal dos textos que circulam no ciberespaço. Sendo assim, propõe-se que o gênero fanfic seja abordado nas aulas de Língua Portuguesa, pois o trabalho com gêneros textuais/discursivos que circulam nos diferentes campos de atuação social é uma diretriz alinhada com a Base.

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