Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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ORIGENS DO EDUCADOR SOCIAL NO BRASIL: A EDUCAÇÃO POPULAR COMO FUNDAMENTO DAS ATUAIS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO SOCIAL

Renan Figueiredo Lima, José de Lima Soares, Maria Zenaide Alves

Resumo


Este artigo surge como etapa de uma pesquisa que debate o processo de normatização legislativa da profissão do Educador Social no Brasil. Nesse texto busca-se apresentar as transformações conceituais ocorridas com o conceito de educação popular no Brasil, permitindo enxergar aspectos históricos relativos ao surgimento do profissional educador social a partir de uma fundamentação teórica gramsciana. O educador social é um profissional original de sociedades industrializadas que em seu âmago produzem situações de anomia social, possui um caráter normativo de dentro das relações de Estado. A Educação Popular é desvelada como artefato de referência epistemológica das práticas de Educação Social que o educador social brasileiro atualmente promove. No texto a Pedagogia Social é vista como ciência que se apresentou no Brasil em prol de fundamentar a Educação Social, desta forma ela se tornou objeto de estudo da Pedagogia Social e prática de trabalho do educador social. Diante o antecedente histórico da Educação Popular que liga o Educador Social, Educação Social e Pedagogia Social conclui-se, que o profissional educador social no Brasil pode obter no referencial metodológico da Educação Popular o seu método de trabalho.

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