Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: a prática da Literatura Infantil

JORSINAI ARGOLO SOUZA, Adenilde Alencar Matias, Patrícia Batista

Resumo


O presente trabalho relata a experiência da intervenção realizada em uma escola da rede municipal de Itapetinga/BA referente ao subprojeto de Pedagogia, linha de ação-Educação infantil do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID- CAPES. Realizamos observações na turma de Pré II, turno matutino, de um centro de educação infantil e compreendemos que a observação é essencial para que os discentes da iniciação à docência consigam obter informações de como atender as necessidades das crianças. Durante as observações percebemos que as crianças partilham idéias, novidades e constroem novas parcerias. Sendo assim, ao longo das observações que realizamos na escola parceira, percebemos que mesmo diante de um acervo literário com excelentes obras, a Literatura Infantil não tinha um lugar de destaque na prática cotidiana da escola, bem como muitas das leituras utilizadas na sala pela regente não condizia com a realidade das crianças. Sendo assim, a partir das contribuições de Gomes (2011) e do Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil - RNCEI (1998) sobre a importância da Literatura no desenvolvimento das crianças, produzimos a atividade de intervenção que foi construída através de discussões entre os bolsistas, as supervisoras e a coordenadora da linha de ação sobre as propostas a serem desenvolvidas com as crianças. Desse modo, as intervenções foram propostas a partir de projetos mensais com atividades de leitura e contação de histórias pelos bolsistas, reconto dos textos lidos, atividades artísticas e discussão dos temas das histórias pelas crianças, com os seguintes clássicos da Literatura Infantil: Patinho feio, A Joaninha e Quem tem medo de monstro. As atividades propostas apresentavam como objetivos incentivar o gosto pela literatura, expressar o que escutou a partir do texto lido e contextualizar o tema, relacionando-o com a sua realidade. Constatamos que, através da literatura, ajudamos ás crianças a se expressar por palavras, traduzindo suas dificuldades, suas ânsias, medos e gostos. Concluímos que a formação do docente, no que diz respeito à prática pedagógica com a Literatura Infantil, precisa de mais investimentos para que as crianças possam vivenciar as aprendizagens que a leitura proporciona.

 

Palavras-chave: Formação docente. Literatura Infantil. Pibid. Prática.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor