Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EMOÇÕES E MOTRICIDADE: um relato do momento de acolhimento na educação infantil

JORSINAI ARGOLO SOUZA, Gilmara Pereira Santos, Ana Flávia Brito Pales, Rosângela Sousa Oliveira, Débora Almeida Guimarães

Resumo


O presente trabalho é fruto das vivências realizadas a partir do Programa de Iniciação a Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia, linha de ação Educação Infantil da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB no centro de Educação Infantil Laudinei Silva Nascimento, onde identificou-se algumas situações de insegurança demonstradas pelas crianças no momento de chegada à escola no início e durante o ano letivo. Desse modo, os bolsistas e supervisora, baseadas nas contribuições de Wallon (1992) que indica que a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa se articulam e que as emoções dependem fundamentalmente dos espaços para se manifestarem bem, resolveram realizar atividades de motricidade no momento da entrada, no área externa da escola, com o objetivo de proporcionar bem-estar, conforto e segurança emocional para as crianças durante o período que estão na escola. Para tanto, realizam mensalmente um cronograma de atividades lúdicas que contemplam atividades relacionadas a: música, dança, contação de histórias utilizando fantoches, dramatização de histórias e brincadeiras envolvendo sempre o movimento corporal das crianças. Essas atividades são realizadas semanalmente, no início das aulas, com todas as turmas de Pré I e Pré II da escola e conta com a participação de todos os professores, coordenadores e direção da escola. Através de um cronograma, cada dupla de bolsistas assume a responsabilidade de planejar e executar as atividades semanalmente, contando com a participação de todos os outros bolsistas. A partir de relatos das crianças e das professoras, identificaram que esse momento tem sido bastante significativo, prazeroso e acolhedor, destacando-se a intensa participação e envolvimento das crianças durante as atividades lúdicas propostas, bem como o fortalecimento das interações entre criança-criança e criança-adulto. Outra contribuição, relatada pelas professoras, é que, quando as crianças chegam a suas classes, encontram-se mais dispostas e tranquilas. Constatamos, portanto, a importância de reconhecermos e atendermos as necessidades infantis no que diz respeito aos sentimentos e as emoções. Desse modo, necessário se faz planejar com qualidade o acolhimento para as crianças da Educação Infantil porque é bom para toda criança ser bem recebida e ter a possibilidade de expressar suas emoções que têm papel preponderante no desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Acolhimento. Educação Infantil. Emoções. Motricidade. Pibid.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor